Projeto desenvolve encontros com estudantes e professores da rede pública para aprofundar leituras sobre Filosofia e Educação

faculdade-de-educação-Foto-Aline-Carvalho

Os encontros de aprofundamento acontecerão quinzenalmente, às sextas-feiras, na Faculdade de Educação da UFJF (Foto: Secom)

Os textos filosóficos exigem de acadêmicos e interessados muita dedicação, tempo para leituras aprofundadas e discussão. Quando a docente Rita Pimenta percebeu essa deficiência significativa, por causa da falta de tempo tanto nas aulas com horário reduzido quanto dos alunos que possuem outras atividades, criou o projeto “Filosofia e Educação: leitura, pensamento e ação”. Uma das principais propostas do programa é proporcionar um ambiente de debate com leituras orientadas e possíveis ações nas escolas.

Gratuito, o curso vai disponibilizar 30 vagas para estudantes e professores da rede pública de ensino. Os encontros são quinzenais, às sextas-feiras, das 14h às 18h horas, na sala 11 da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os interessados em participar podem tirar suas dúvidas por meio dos e-mails: ritapimentar@yahoo.com.br ou aimbere.quitano@ufjf.edu.br.

A coordenadora Rita Pimenta destaca a falta de debates sobre o assunto no âmbito institucional. “O que temos notado, ao longo de nossa experiência no curso de Pedagogia e nas diversas licenciaturas, é que nossos alunos nutrem um amplo desejo de abraçarem momentos de aprofundamento em leituras e estudos que os possibilitem construir um repertório sólido no campo filosófico e filosófico-educacional. Há, portanto, uma enorme carência de um trabalho de leitura filosófica, que só pode ser desenvolvido, acreditamos, em um tempo extra, em uma extensão, cuja pretensão é possibilitar a tão desejada formação complementar.”

A intenção é oferecer aos alunos e aos professores da rede pública de educação uma proximidade e uma familiaridade com a ampla bibliografia, principalmente de textos relevantes da filosofia geral e as contribuições que eles têm a dar para a pedagogia. Rita Pimenta ainda ressalta a importância da leitura aprofundada. “O contato com textos filosóficos, pela própria especificidade e especialidade que a filosofia comporta, requer de nossos alunos tempo extra, disposição e orientação. Na disciplina regular de Filosofia da Educação e em outras disciplinas do currículo, em muitas ocasiões, nossos alunos acabam não tendo o tempo necessário para um mergulho mais aprofundado.”

Outras informações: (32) 2102 3650 (Secretaria da Faced)

Siga a Proex nas redes sociais: Facebook Twitter