Problemas mentais relacionados ao trabalho serão debatidos em projeto para capacitação profissional

saude-mental2Estresse, cobranças excessivas, mau relacionamento e assédio. Muitos brasileiros enfrentam diariamente tais adversidades no ambiente de trabalho, geradoras não somente de doenças, mas também de traumas. Visando amenizar e tratar esses problemas, o projeto de extensão “Saúde mental e trabalho” irá capacitar participantes na precisão e na rapidez no diagnóstico de doenças relacionadas ao campo profissional. A iniciativa é gratuita.

Poderão participar alunos de graduação, pós-graduação e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de profissionais da rede pública de saúde e estudantes de outras instituições de ensino. As inscrições são realizadas até o dia 15 de setembro, por meio do e-mail: saudementaltrabalho.ujfj@gmail.com.

A professora do departamento de Saúde Coletiva e coordenadora do projeto, Andréia Ramos, ressalta a importância de despertar o interesse sobre as doenças mentais advindas do meio ambiente do trabalho. “Com essa atividade, eles saberão identificar e encaminhar tais pacientes de forma que possam receber uma assistência integral, ou seja, por meio de tratamento, orientações trabalhistas e outros meios adequados.”logo_medicina1

A proposta visa oferecer um curso dinâmico, dividido em dois momentos: em um encontro, serão discutidos textos ou materiais audiovisuias sobre a temática da saúde mental e do trabalho; na outra ocasião, um caso clínico, trazido pelos profissionais dos serviços participantes, será abordado. Após a apresentação, será realizada uma discussão teórica.

Os encontros acontecerão quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir do dia 17 de setembro. O grupo vai se reunir na Faculdade de Medicina (Famed) ou no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Outras informações: 2102 – 3844 (coordenação da Faculdade de Medicina)

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter