Projeto promove reabilitação física e psicossocial para “as vitoriosas” do câncer de mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Por isso, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o hospital Ascomcer desenvolve atividades com mulheres que tenham passado pelo câncer de mama. No entanto, o grupo se intitula de outra forma: as vitoriosas.

FOTO 03

Após um bate-papo com psicólogos, as vitoriosas passam para o momento de ginástica na Faefid (Foto: Ana Carolina Silva/Proex)

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, em dois momentos diferentes. Às 14h30, no próprio hospital, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, nº 3500, ocorre uma sessão de bate-papo comandado por psicólogos. Depois, elas se deslocam para a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, onde elas podem realizar várias atividades de ginástica. Também compõem a iniciativa as Faculdades de Serviço Social e Fisioterapia, e o curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Apoio coletivo

Por meio do projeto “Ginástica para mulheres com câncer”, coordenado pela professora da Faefid Eliana Ferreira, as vitoriosas podem fortalecer pernas, braços e autoestima. Com isso, efetiva-se o caráter social da ação. “Faltam atividades físicas voltadas para o câncer de mama. Nossos encontros fazem com que elas possam retornar a vida ativa, especialmente com o aumento da autoconfiança.”

FOTO 02

A dança do ventre descontrai e diverte o grupo (Foto: Ana Carolina Silva/Proex)

A dança do ventre compõe o rol de atividades do grupo. Com muita animação e diversão, as mulheres aprendem passos e, aos poucos, vão se soltando. Maria Aparecida Vieira da Silva, de 66 anos, participa do projeto há cerca de um ano. “Nosso grupo é muito bom, principalmente para quem acabou de passar pelo tratamento. O primeiro passo é aceitar a doença da melhor forma, porque há dias em que uma vitoriosa está mais triste. Então, conversando, nós nos sentimos melhor. Eu aconselho a quem fez cirurgia ou tratamento de câncer a vir participar especialmente se a pessoa ainda estiver revoltada com a doença. Aqui nós entendemos o que cada pessoa passa e podemos ajudar umas às outras.”

Instrutora de ginástica, a acadêmica Renata Vieira participa do projeto há um ano e meio. O interesse inicial foi a oportunidade de trabalhar também a parte emocional. “Não é só a ginástica em si. Tem muita troca, é maravilhoso porque uma aprende com a outra, a autoestima melhora muito. É um grupo que se fortalece constantemente.” A coordenadora Eliana ressalta esse aprendizado prático para os bolsistas. “Os alunos ganham conhecimento, pois lidam direto com a comunidade. Esse contato é muito importante para a formação acadêmica.”

“Força na Peruca”

A psicóloga Ana Karina faz parte deste grupo de aconselhamento desde 2007. Ela acompanha, em alguns casos, as mulheres a partir do momento em que vão para a cirurgia até o tratamento da quimioterapia. “As dinâmicas das conversas são baseadas em livros que relatam experiências com o câncer como, por exemplo, o livro ‘Força na Peruca.’ A cada reunião lê-se um capítulo. Cada uma expõe a sua opinião caso queira. Assim, após as conversas elas trocam pensamentos e experiências.”

FOTO 04

Por meio das atividades físicas, a autoestima e o ânimo são fortalecidos (Foto: Ana Carolina Silva/Proex)

O foco é fortalecer o psicológico das pacientes. “O objetivo visa à reabilitação física e psicossocial. Essas mulheres chegam aqui muitas vezes tristes, para baixo. Nós tentamos animá-las e procuramos entender como elas se sentem. Não fazemos objeções, porque é um grupo para permitir que elas possam se fortalecer novamente para retomar as atividades do dia a dia,” explica Ana.

Lia Rodrigues, de 52 anos, participante do projeto há seis meses a convite de uma amiga, já observou melhorias após conhecer o grupo. “A minha vida mudou para melhor, porque eu aprendi muito. Adoro a dança do ventre e a ginástica também”.

Outras informações: (32) 3311- 4010 (setor de Psicologia do Hospital Ascomcer )

2102 – 3283 Grupo Ginástica de Pesquisa e Inclusão, Movimento e Ensino a distância da UFJF (Gime)

Ana Carolina Silva – bolsista da Proex

Os textos passam por edição da Assessoria de Comunicação da Proex