Publicada em revista acadêmica, ação com idosos realizada em Juiz de Fora inspira projeto de extensão em Valadares

FOTOS 460

Uma das primeiras ações envolveu o debate sobre o uso racional de medicamentos (Foto: Projeto “Equipe sala de espera”)

O mote, as discussões, a aplicação e as descobertas de Organiza-Ação, uma iniciativa realizada em Juiz de Fora, focada na atenção primária à saúde e na conscientização do uso racional de medicamentos, foram aceitos para compor a primeira edição de 2014 da revista semestral Extramuros da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). No grupo de coordenadoras, estava Pâmela Souza, atualmente docente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF/GV). Segundo ela, esse trabalho recém-publicado serviu de parâmetro para o projeto de extensão “Equipe Sala de Espera: trabalho multiprofissional em Unidades de Atenção Primária (UAPS)” de Governador Valadares.

Em fase inicial, a atualmente, a equipe multiprofissional da UFJF/GV tem desenvolvido ações em três UAPS, localizadas nos Bairros Lourdes e Vila Mariana, e no Centro. Estas áreas de abrangência chegam a ultrapassar 10 mil pessoas. Enquanto aguardam por atendimento nas salas de espera, os usuários são abordados com orientações sobre diversos assuntos como hipertensão e doenças sexualmente transmissíveis. Além de Pâmela, fazem parte os docentes Gabriela Bicalho e Fabiane Rossi (Medicina); Luiz Eduardo de Almeida (Odontologia); Katy Andrade (Fisioterapia) e Anete Valente (Nutrição), com o apoio de cinco alunos bolsistas, sendo um de cada curso.

20140630_074113

Enquanto esperam atendimento, usuário das UAPS em Governador Valadares recebem orientações diversas sobre saúde (Foto: Projeto “Equipe sala de espera”)

O foco no uso racional de medicamentos foi uma das primeiras ações educativa nas unidades. Embora ainda sem a abordagem específica com a terceira idade, a professora Pâmela Souza aponta a importância de se contemplar essa parte da população por ser comum a não correta administração de remédios entre eles. “Na maioria das vezes, os idosos utilizam muitos medicamentos, em diferentes horários, o que pode causar confusão ou esquecimento. Além disso, muitos pacientes idosos relatam que a dificuldade em usar o medicamento deve-se ao fato de não saberem ler ou a problemas visuais. Assim, há necessidade de um acompanhamento terapêutico diferenciado a fim de garantir a adesão ao tratamento, o uso seguro do medicamento e o cumprimento dos esquemas farmacológicos propostos ao paciente idoso.”

Solução

1

Para facilitar a gerência de medicamentos, uma bolsa diferenciada de armazenamento foi desenvolvida, com três compartimentos identificados por símbolos diferentes.

O artigo publicado na revista de extensão da Univasf esmiúça a solução encontrada pelo projeto Organiza-Ação para facilitar a gerência de medicamentos pelos idosos: uma bolsa diferenciada de armazenamento. “Ela contém três compartimentos, fechados com zíper, identificados por símbolos que representam com facilidade o período do dia para administração dos medicamentos: período da manhã foi mostrado com sol com nuvens; próximo às refeições e o período da tarde tinha como símbolo um prato com talheres; e a referência à noite envolvia lua e estrelas,” explica a professora Pâmela Souza. “O tecido utilizado para confecção da bolsa de armazenamento e organização é resistente e impermeável, favorecendo a manutenção da integridade do medicamento.”

Segundo a coordenadora, os relatos de pontos positivos dos trabalhos impactaram tanto o público atendido quanto os envolvidos nas atividades. “Os idosos que receberam a bolsa relataram sentir-se mais seguros quanto à correta identificação do período do dia a ser administrado o medicamento. Com relação à equipe multiprofissional responsável pelo desenvolvimento do projeto, ficou evidente que o uso racional de medicamentos trata-se de um trabalho conjunto, em que todos são responsáveis pela promoção do uso racional dos medicamentos e melhor qualidade de vida do paciente.”

A íntegra do artigo pode ser conferida aqui.

A revista

A Extramuros é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ela foca na publicação de artigos e relatos que versem sobre experiências na prática extensionista universitária em qualquer área, seja ela relacionada a Ciências da Terra, Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Exatas. A revista também conta com um espaço para outras contribuições, tais como resenhas e entrevistas sobre a área de extensão.

Para conferir a revista Extramuros, clique aqui.

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter