Fechar menu lateral

Alunos do curso de Direito vivenciam teoria em simulação de tribunal penal

Pela representação cênica, integrar a prática com as teorias aprendidas em sala de aula. Essa é a diretriz para estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que vão participar de um júri simulado, adaptado do caso da Boate Kiss. A sessão ocorre nessa quinta-feira, dia 21, às 18h, no Fórum Benjamim Colucci, localizado na Rua Marechal Deodoro, 662, no centro. Esse evento é promovido pelo Núcleo de Prática Jurídica da própria Faculdade.

De acordo com o professor de prática penal e coordenador da iniciativa, João Beccon, a simulação vai permitir aos acadêmicos ter a oportunidade de pesquisar, avaliar, informar e emitir juízo de valores sobre pontos do fatídico incêndio, ocorrido em janeiro de 2013. “Vamos tentar, da maneira mais real possível, vivenciar essa prática. Ela é de suma importância no próprio processo de aprendizado e formação dos alunos, pois eles precisam justapor constantemente as teorias às questões práticas. Isso garante uma formação mais completa e com mais segurança quando estiverem no mercado de trabalho.”

forum_juiz_de_fora

Palco de casos reais, o Fórum Benjamim Colucci recebe simulação de júri para capacitar alunos da UFJF (Foto: Associação dos Magistrados Mineiros)

A simulação é aberta não somente a alunos do curso de Direito, mas a toda a comunidade. “Acredito que as pessoas contribuirão para um ambiente mais real. Isso valoriza o empenho dos alunos nessa atividade e mostra que a academia não está isolada da sociedade, é apenas o reflexo.” Também segundo o coordenador do júri simulado, estudantes dos períodos iniciais irão compor a bancada de jurados. “A intenção é integrar alunos de períodos iniciais e avançados para que tenham contato com o direito penal e com a prática.”

Para a aluna do décimo período do curso de Direito, Jéssica Dias, atividades como essa preparam os discentes para o futuro ambiente jurídico de maneira mais confiante. “O profissional do direito precisa dominar a fala e sentir segurança para se expor e enfrentar a plateia. Vamos exercitar isso. É a primeira vez que participo de um Tribunal de Júri, levando a bagagem de sala de aula. Vamos tratar do caso da Boate Kiss, que mexeu com todo o país.”

A simulação será composta por alunos de diferentes períodos, assessorados pelo professor da Faculdade de Direito da UFJF e promotor de Justiça Cleverson Raymundo Sbarzi Guedes, e pelo defensor público Ruben Resende Soares de Oliveira. A presidência do júri ficará a cargo do juiz em exercício da vara criminal, Daniel Réche Motta.

O professor João Beccon já estuda a possibilidade de realizar atividades como essa nos próximos semestres. “A intenção é que a cada semestre consigamos realizar um júri simulado. Isso irá acrescentar no conhecimento tanto dos alunos quanto de nós professores.”

Para se inscrever, clique aqui.

Outras informações: (32) 3215-  5654/ (32) 3215-2962 (Núcleo de Prática Jurídica)

 

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter