Pela primeira vez, os estudantes de licenciatura e professores da rede básica de educação poderão repensar as organizações institucionais por meio de um conjunto simbólico. Para isso, foi criado o curso “Imaginário, Cultura e Educação”, com inscrições abertas até o dia 26 de agosto. Com oferta de 40 vagas, a participação é gratuita.
O projeto embarca no conceito de imaginário do filósofo Gilbert Durand que se baseia numa lógica dialógica. O coordenador do projeto, professor Julvan Moreira, propõe uma reflexão sobre as organização educativas e uma discussão a respeito do atual sistema educacional. “Os estudos da antropologia do imaginário procuram responder às interrogações, incertezas e inseguranças produzidas pela crise por que passa a educação e o sistema educacional. O imaginário, portanto, preenche o vazio teórico e epistemológico deixado pelo esgotamento dos grandes enfoques explicativos.”
Os interessados devem se inscrever presencialmente no ANIME (Grupo de Pesquisa Antropologia, Imaginário e Educação) que se localiza na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também serão aceitas inscrições por meio do e-mail: julvan.moreiea@ufjf.edu.br.
Conteúdo programático do curso
A Antropologia do Imaginário.
Imaginário e Educação.
A Sócio-antropologia do Cotidiano na perspectiva da antropologia do imaginário.
Estudos antropológicos do cotidiano escolar.
A Utilização da Sócio-antropologia no estudo das práticas educativas.
A Antropologia Organizacional e Educação.
Perspectivas da Antropologia Educacional no Brasil.
Outras informações: (32) 2102 – 3650 (Faculdade de Educação)