Curso de extensão sobre tradução e interpretação de Libras-Português recebe inscrições até dia 25

A Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceira com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), oferece o curso de tradução e interpretação de Libras-Português para pessoas com conhecimento intermediário da língua. Dividido em três módulos, as aulas começam no dia 26 de agosto, na Fale. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, das 15h às 17h. Os interessados podem se inscrever até a véspera, por meio do site da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino Pesquisa e Extensão (Fadepe). É cobrada uma taxa única de 50 reais.

faculdade-de-letras-1

As aulas do curso serão ministradas na Faculdade de Letras, sempre às terças-feiras (Foto: Secom).

De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Aline Garcia Rodero Takahira, o objetivo principal é desenvolver competências. “O primeiro ciclo terá duração de 15 aulas, algumas teóricas sobre o intérprete, as estratégias de tradução e de interpretação, por exemplo, além de aulas práticas.”

Os alunos receberão um atestado de participação em cada um dos módulos cursados. Ao finalizarem o curso, também receberão um certificado de conclusão.

Para acessar a ficha de inscrição, clique aqui.

Libras na UFJF

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficializada por meio da Lei 10.436/02 e regulamentada pelo decreto 5.626/05, tornando, desde então, obrigatória a presença de professores de Libras e intérpretes de Libras nas instituições educacionais. Estes documentos esclarecem sobre as especificidades linguísticas, comunicativas e culturais dos surdos, inclusive no âmbito educacional.

A UFJF, desde 2010, conta com um professor e dois tradutores/intérpretes de Libras em seu quadro de funcionários efetivos, buscando, assim, suprir as demandas de trabalho na área do ensino e tradução/ interpretação. Com a disciplina de Libras sendo desenvolvida e com o crescente trabalho na área,  esse curso de extensão intenta contribuir para o aperfeiçoamento das competências tradutórias e interpretativas de alunos e da comunidade em geral.

Outras informações: extensao.libras.ufjf@gmail.com

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter