Equipe da UFJF avalia trabalho realizado em Pernambuco pelo Projeto Rondon

10

A acadêmica Bartira Coutinho, na direita da foto, ressalta as experiências adquiridas por meio do convívio e da interação.

A rondonista e estudante de Direito, Bartira Coutinho, destaca a recepção da população. “Apesar de todas as dificuldades e mesmo frente a uma realidade mais dura, pudemos ver uma população tão acolhedora, tão amável. E ainda mais, eu pude ver pessoas ativas e interessadas em aprender. O que vi e aprendi aqui, sala de aula nenhuma conseguiria me ensinar.”

O acadêmico de Medicina, Aleandro Magalhães, compartilha essa visão de oportunidade singular para conhecer, na prática, as diferentes áreas do conhecimento, por meio da interação. “Viver a vida do povo brasileiro de perto, conhecer seus problemas, trazer soluções, estimular a reflexão, o empreendedorismo, formar líderes, capacitar profissionais, indicar alternativas são alguns dos resultados adquiridos. Para mim, o que realmente vai ficar é o sentimento de que podemos sim melhorar nossa sociedade através de pequenas ações. Um jovem com garra e um ideal pode ir longe, mas quando está unido e integrado pode ir além.”

A professora Zuleyce respalda a finalidade da Operação em atender a população em prol de avanços e melhorias. “Uma parte das ações propostas tiveram como público-alvo lideranças municipais, Conselhos locais, secretarias, sindicatos, participantes de movimentos sociais, professores, estudantes, grupo de idosos e associações. Os rondonistas buscaram tê-los como parceiros, durante a implementação dos trabalho, no intuito de contribuírem para o fortalecimento destas entidades e organizações, levando em conta suas necessidades, reconhecendo suas limitações e buscando sempre valorizar suas potencialidades.”

Diretrizes

O Rondon é um projeto de integração social, no qual, estudantes universitários e professores participam voluntariamente. Nessa edição, atuaram alunos da UFJF dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.

Tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades localizadas no interior do país, ampliando a busca pelo bem-estar da população. Ele é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com outros Ministérios, tendo o apoio das Forças Armadas. Nessa última participação da UFJF, a Marinha foi responsável pelo suporte logístico e a segurança da Operação.

Além disso, são objetivos do Projeto Rondon a integração do universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; e o estímulo no próprio acadêmico da produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Outros momentos do Rondon 2015

Mais depoimentos