Com nota máxima e contemplação de recursos no ProExt 2015, Equipe de Atletismo da UFJF salta para novos desafios

“Vamos dar mais um salto. Nossa equipe será melhor estruturada e conseguiremos, só assim, participar das competições.” Dessa forma, o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e coordenador da equipe de Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Perrout, recebe a aprovação e a contemplação de recursos oriundos do Projeto de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação (MEC).

atletismo_Para matéria

Cerca de 100 jovens treinam na Faefid pela Equipe de Atletismo (Foto: Gabriela Said/Secom)

A iniciativa obteve nota máxima na avaliação e mais de 90 mil reais em investimentos. Segundo o coordenador, “esse montante irá nos proporcionar a participação nas competições e a formação de uma equipe bem estruturada.” Perrout ainda destaca que a equipe, mesmo excelente, precisa de uniformes, melhorar as condições de treino, incluindo os gastos com alimentação e transporte. “Queremos exclusivamente manter uma equipe de atletismo para competição. Do que adianta treinar, se não podemos competir? Agora vamos ficar em parâmetros de igualdade.”

A equipe de Atletismo da UFJF é formada, além dos atletas, por bolsistas e professores. O coordenador enfatiza a boa estrutura do projeto e dá esse crédito à aprovação. Para ele, estar ligado à pesquisa e à extensão completa o ciclo de aprendizagem. “Nossa iniciativa deu certo, pois estamos interligados às outras áreas de ensino. Com isso, estudamos nossos atletas e levamos os aprendizados teóricos para a prática deles.”

20140702_093928[1]

Na formalização da parceria com o Sesi, o coordenador do projeto, Jorge Perrout, salientou os novos desafios de consolidação da Equipe (Foto: Vivia Lima/Proex)

Com esse valor, a equipe investirá em mais dois bolsistas, assim o grupo passará a contar com três. Para o professor, haverá melhoras significativas no atendimento às crianças. “Com esse acompanhamento mais de perto, será possível notar seus anseios e dificuldades. Assim, os atletas ficarão mais seguros para competir e alcançar melhores posições. Já somos uma equipe de alto nível. Estamos bastante animados com esse incentivo”.

O desenvolvimento

É a primeira vez que a equipe é contemplada pelo Programa de Extensão Universitária. O projeto começou oferecendo vários esportes, no entanto, muitos participantes demonstraram talento com o atletismo. Outro fator para a formação desse grupo é o fato de a pista da Faefid atender aos padrões internacionais. “Não haveria um porquê de não investir nesse esporte. Criamos nosso grupo e estamos crescendo a cada dia. O esporte é uma ferramenta de ensino.”

Desde o surgimento, a equipe faz parte do projeto do Governo de Minas Gerais, o Minas Olímpica. Por meio dessa parceria, a Universidade reafirmou, mais uma vez, o desenvolvimento de atividades desportivas que se comprometem a fornecer apoio teórico ao esporte. E, em julho desse ano, a equipe de atletismo da UFJF se juntou ao Serviço Social da Indústria (Sesi) para firmarem um convênio e assim formarem uma equipe única com melhores condições de competir e obter resultados melhores para Juiz de Fora e região.

Outras informações: 2102-3281/3291 (Faefid)

Siga a Proex nas mídias digitais: FacebookTwitter