Fechar menu lateral

Núcleo de Pesquisa e Extensão da UFJF submete Plano Diretor e Lei de Uso do Solo de Matias Barbosa a última consulta pública

1234567

Os documentos foram fruto da parceria entre a UFJF e a Prefeitura de Matias Barbosa

Após um ano e meio de visitas, pesquisas, relatórios e estudos, o caderno do Plano Diretor de Matias Barbosa e a Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do solo urbano passará, nesta quinta-feira, dia 31, pela última consulta pública, antes de ser encaminhado ao legislativo local. Ambos os documentos são frutos de um trabalho específico e detalhado de uma equipe acadêmica do Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais do departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de uma parceria com a prefeitura da cidade.

apresentao 3

O professor Fábio Lima (em pé) acompanha uma das reuniões antes da elaboração do plano e da lei (Foto: Prefeitura de Matias Barbosa)

Coordenado pelo professor Fábio Lima, o projeto conjuga diretrizes para o desenvolvimento urbano e rural para os próximos 10 anos. Também foram avaliadas as condições de expansão do Parque Industrial. “Formalmente, o Plano Diretor e a Lei de Ocupação do Solo apresentam uma visão de planejamento e requalificação em várias frentes de atuação, abordando questões ambientais, culturais, socioeconômicas e educacionais. No entanto, para nós, ele representa nossa conclusão dos estudos necessários em termos de leituras técnicas e participativas, envolvendo a comunidade. Esse é mais um trabalho que une pesquisa e extensão do nosso Núcleo, atuante desde 2005.”

Após essa última consulta pública, que ocorre às 19h, na Câmara Municipal, os vereadores terão 30 dias para deliberar e transformá-la em lei. Segundo Lima, se aprovado, “espera-se que o impacto do estudo possa também fomentar o repensar e o reorganizar do modelo de uso, ocupação e parcelamento da cidade, de modo coletivo, com vistas ao bem comum, ou seja, ao povo matiense.”

A estudante do 4º período de Engenharia Civil, Paula Martins, atuante no projeto desde o início do ano, ressalta a importância de os dois documentos elaboradores serem bem meticulosos. “Não é um processo simples. A confecção é precedida de diversas ações para se levantar dados e informações, bem especificados e precisos. Por isso, não existe um projeto único e padrão para todos os municípios. Cada cidade precisa definir o seu.”

Mapa técnico de Matias

Um dos mapas técnicos do Núcleo Urbanismo Minas Gerais

 

 O município

Matias Barbosa, no último Censo em 2010, contabilizou 13.435 habitantes.  Tem como municípios vizinhos as cidades de Juiz de Fora ao norte, Simão Pereira ao sul, Belmiro Braga a oeste, e Santana do Deserto a sudeste.

As atividades ligadas ao mercado imobiliário, ao turismo rural, à pecuária, à agricultura, ao comércio e ao artesanato marcam o cotidiano da cidade. A inserção do município no Circuito Turístico Caminho Novo contribuiu para o incremento das atividades turísticas.

 

Outras informações: https://www.ufjf.br/urbanismomg/

 

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter