Pioneirismo: Seminário Internacional sobre educação financeira propõe inovação no ensino

seminario de pesquisa“A educação financeira tem sido amplamente discutida no Brasil e no exterior. Nós, da UFJF, somos a primeira universidade a trazer essa discussão voltada para a escola.” Dessa forma, o coordenador do I Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, Amarildo Melchiades, destaca a importância da iniciativa.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática (NIDEEM), o evento será realizado entre os dias 31 de julho e 02 de agosto no Instituto de Ciências Exatas (ICE). Ele irá reunir pesquisadores que estão envolvidos com o projeto de inserção da Educação Financeira nas escolas e investigam sobre o tema em suas múltiplas dimensões, e também em diferentes países, para divulgar seus estudos e propostas.

Para Melchiades, o seminário abre uma perspectiva importante, tanto para os alunos e professores quanto para pesquisadores, da proposta do governo brasileiro de inserir o tema no cotidiano social por meio da escola. “As pessoas, cada vez mais, passam por dificuldades financeiras e estão ficando endividadas. Com nossa proposta, tentaremos trabalhar com os alunos de licenciatura para que eles levem a temática para sala de aula. Precisamos formar e educar desde as crianças até os adultos para que saibam como gastar seu dinheiro.”

Além de professores e pesquisadores nacionais, o destaque da programação do I Seminário é a presença de dois participantes internacionais: um dos Estados Unidos, o professor Dr. Arthur Belford Powell, e outra de Portugal, professora Dra. Ana Elisa Santiago. “Assim, conseguiremos contextualizar mais o tema e trazer perspectivas diferentes da nossa brasileira,” acrescenta Melchiades.

O seminário é gratuito tanto para professores de instituições públicas quanto para alunos de graduação. Para os vinculados à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), o valor é R$ 250; e para os não sócios, R$ 300. Podem se inscrever até o primeiro dia do evento.

Outras informações: https://www.ufjf.br/edfinanceira/

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter