Fechar menu lateral

VIII Encontros com a Literatura aborda macabro e profano

Apaixonados pelas palavras, envolvidos na composição literária e curiosos pelo mundo escrito são parte do público esperado para o “VIII Encontros com a Literatura.” Nessa edição, aberta à comunidade em geral, o macabro e o profano vão direcionar os debates e as reflexões, sempre no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ser realizada entre os dias 23 de agosto a 6 de dezembro, das 9h às 12h, a oportunidade oferece acesso às discussões literárias sem as obrigações rotineiras dos cursos acadêmicos.

Cartaz de divulgação

Cartaz de divulgação

Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), www.fadepe.ufjf.br/remoto/matrelacaoturmas.asp, até o dia 22 de agosto. Os valores para as inscrições variam de acordo com as modalidades. O ciclo completo está fixado em R$ 270 com 15 conferências, pagas em boleto bancário, sendo possível a participação em um ciclo parcial.

A integração de diferentes perfis é uma das diretrizes da promoção e divulgação de criações literárias universais dentro desse curso, conforme explica a coordenadora e professora da Faculdade de Letras, Charlene Miotti. “Percebo que Juiz de Fora é uma cidade poética, fértil para a leitura e a escrita, além de ser visceralmente ligada à literatura. Precisamos trazer, para um mesmo ambiente, interessados nessa temática que muitas vezes não encontra espaço na grade curricular dos cursos acadêmicos.”  

A cada encontro, diferentes professores e pesquisadores apresentarão histórias, análises e referências culturais. “Os participantes terão acesso a múltiplas experiências. O projeto trará uma grande variedade de gêneros literários e de autores: falaremos de tragédia grega a romances brasileiros contemporâneos. Ali, eles poderão conferir pontos de vista alternativos e trocar informações,” acrescenta Charlene.

Macabro e o profano

Temática escolhida pra a oitava edição do “Encontros com a Literatura”, o macabro e o profano têm ganhado relevância dentro dos estudos literários, segundo a coordenadora Charlene Miotti.  “Ainda são pouco explorados dentro dos currículos de graduação e pós. Sendo um projeto de  extensão, pensei nessa proposta como complementação do conhecimento, não só dos alunos de Letras, mas de quaisquer interessados nessa literatura.”

O macabro se alinha à ideia do grotesco, da morte, da devassidão, do medo, do terror. Para Charlene, ainda há poucos autores da literatura brasileira dedicados ao assunto. “Nosso objetivo também é mostrar novidades e apresentar outras perspectivas, para até mesmo subverter o conhecimento prévio dos participantes.”

Já o profano representa aquilo que se encontra fora do templo e fora da esfera do sagrado. “Questões pornográficas, do sexo, do sacrilégio, da magia dentre outras práticas pagãs e que muitas vezes se opõem à religiosidade e à sacralidade certamente serão inseridas nas futuras discussões,” exemplifica a docente.

Confira os temas de cada encontro:

Dentro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras informações: (32) 2102 – 3150 (Secretaria da Faculdade de Letras)

(32) 3231 – 2120 (Fadepe)

 

http://prezi.com/8nkw50azh_yw/viii-encontros-com-a-literatura-2014/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

 

Siga a ProEx nas redes sociais: Facebook Twitter