Apaixonados pelas palavras, envolvidos na composição literária e curiosos pelo mundo escrito são parte do público esperado para o “VIII Encontros com a Literatura.” Nessa edição, aberta à comunidade em geral, o macabro e o profano vão direcionar os debates e as reflexões, sempre no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ser realizada entre os dias 23 de agosto a 6 de dezembro, das 9h às 12h, a oportunidade oferece acesso às discussões literárias sem as obrigações rotineiras dos cursos acadêmicos.
Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), www.fadepe.ufjf.br/remoto/matrelacaoturmas.asp, até o dia 22 de agosto. Os valores para as inscrições variam de acordo com as modalidades. O ciclo completo está fixado em R$ 270 com 15 conferências, pagas em boleto bancário, sendo possível a participação em um ciclo parcial.
A integração de diferentes perfis é uma das diretrizes da promoção e divulgação de criações literárias universais dentro desse curso, conforme explica a coordenadora e professora da Faculdade de Letras, Charlene Miotti. “Percebo que Juiz de Fora é uma cidade poética, fértil para a leitura e a escrita, além de ser visceralmente ligada à literatura. Precisamos trazer, para um mesmo ambiente, interessados nessa temática que muitas vezes não encontra espaço na grade curricular dos cursos acadêmicos.”
A cada encontro, diferentes professores e pesquisadores apresentarão histórias, análises e referências culturais. “Os participantes terão acesso a múltiplas experiências. O projeto trará uma grande variedade de gêneros literários e de autores: falaremos de tragédia grega a romances brasileiros contemporâneos. Ali, eles poderão conferir pontos de vista alternativos e trocar informações,” acrescenta Charlene.
Macabro e o profano
Temática escolhida pra a oitava edição do “Encontros com a Literatura”, o macabro e o profano têm ganhado relevância dentro dos estudos literários, segundo a coordenadora Charlene Miotti. “Ainda são pouco explorados dentro dos currículos de graduação e pós. Sendo um projeto de extensão, pensei nessa proposta como complementação do conhecimento, não só dos alunos de Letras, mas de quaisquer interessados nessa literatura.”
O macabro se alinha à ideia do grotesco, da morte, da devassidão, do medo, do terror. Para Charlene, ainda há poucos autores da literatura brasileira dedicados ao assunto. “Nosso objetivo também é mostrar novidades e apresentar outras perspectivas, para até mesmo subverter o conhecimento prévio dos participantes.”
Já o profano representa aquilo que se encontra fora do templo e fora da esfera do sagrado. “Questões pornográficas, do sexo, do sacrilégio, da magia dentre outras práticas pagãs e que muitas vezes se opõem à religiosidade e à sacralidade certamente serão inseridas nas futuras discussões,” exemplifica a docente.
Confira os temas de cada encontro:
Outras informações: (32) 2102 – 3150 (Secretaria da Faculdade de Letras)
(32) 3231 – 2120 (Fadepe)
http://prezi.com/8nkw50azh_yw/viii-encontros-com-a-literatura-2014/?utm_campaign=share&utm_medium=copy
Siga a ProEx nas redes sociais: Facebook – Twitter