Fechar menu lateral

Da teoria à prática: alunos de medicina em Governador Valadares participam de workshop sobre urgência e emergência

1

Primeiramente os alunos são orientados por meio de manequins (Foto: Gustavo Melo)

Com o intuito de preparar para o cotidiano de situações de saúde, estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF-GV) realizaram no sábado, dia 12, o minicurso de “Atendimento a situações de urgência/emergência” coordenado pelo docente Paulo Roberto Bicalho.

5

Depois, os próprios alunos se tornaram pacientes durante a simulação da prática (Foto: Gustavo Melo)

A equipe de instrutores também contou com dois médicos da rede pública de saúde, Dr. Emerson Araújo Silveira e Dr. Ademar Dias Figueiredo. O organizador do workshop explica que os mentores puderam expor, na prática, os conhecimentos transmitidos em sala de aula para cerca de 30 acadêmicos da disciplina de Introdução à Prática Médica (IPM), que faz parte da grade do 1º período. “A dinâmica foi realizada em quatro salas de uma chácara, onde eles foram divididos para que houvesse rotatividade durante as oficinas. Lá, distribuímos atividades práticas e teóricas ao ar livre. Nesse espaço, os alunos precisavam se sentir seguros e tranquilos para simular atividades corriqueiras do dia a dia”. 

 O “Atendimento a situações de urgência/emergência” foi uma realização vinculada aos projetos de extensão Suporte Básico de Vida, Primeiros Socorros para Leigos e da Liga do Trauma. Além de manequins, os próprios alunos foram os atores para a simulação. “Esse minicurso nos permitiu integralizar os encontros de sala de aula, com o que foi discutido nos projetos. Foi também uma oportunidade para os alunos vivenciarem a teoria logo no início do curso,” destaca Bicalho.

Por sinal, a linguagem mais próxima entre os participantes foi um diferencial de acordo com a estudante Juliana Silva Cosme, do 3º período, que abordou a ressuscitação pulmonar. “Há uma proximidade entre nós, pois falamos a mesma língua. Conversamos de igual para igual com esses alunos dos anos iniciais de medicina que puderam aplicar o conteúdo vindo de aulas e livros.”

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)

476 3 2