Neste sábado, corpo acadêmico de Governador Valadares vai às ruas pela saúde sexual masculina

Saúde do Homem_Foto

Cartaz do Ministério da Saúde reforça a importância do cuidado com a saúde masculina

Um “Dia dedicado à Saúde do Homem” abrange o nome e a linha de atuação do evento de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares, a ser realizado no sábado, dia 12, a partir das 9h. Entre a Rua Mica e a Avenida Luiz Gonçalves Lessa, no bairro Isa, em Governador Valadares, alunos dos cursos de Farmácia e Medicina vão abordar o público masculino que passar pelo local com objetivo de coletar dados para avaliar a prevalência da disfunção erétil na cidade.

Os homens serão convidados a responderem um questionário sobre a própria saúde sexual, com aproximadamente 25 questões que abarcam fatores sociodemográficos, história médica pregressa e hábitos de vida. Após esse primeiro momento, haverá a orientação, de no máximo 30 minutos, sobre o problema. Se desejarem, os participantes também poderão aferir pressão arterial e obter dicas sobre hábitos saudáveis.

No entanto, a coordenadora da iniciativa e professora do departamento Básico da Área de Saúde, Ione Matos, explica que o enfoque vai além do levantamento de informações a respeito do assunto. “Nossa expectativa é promover uma mudança na política pública da saúde do homem em Governador Valadares a partir dos resultados dessa pesquisa, bem como promover palestras e cartilhas informando sobre a relação da disfunção erétil com outras enfermidades, buscando preveni-las.”

De acordo com a pesquisadora, a previsão é que em 2025 a prevalência de disfunção erétil no mundo fique acima de 300 milhões de indivíduos, sendo que o risco aumentado para tal disfunção está relacionado com a presença de diabetes, doenças cardiovasculares, sintomas do trato urinário baixo, como o câncer de próstata, e o tabagismo.

Outras informações: (32) 2102 – 3971 (Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)