Odontologia e sono são tratados em curso de capacitação para dentistas

Segundo Roberta, projeto buscará reduzir as complicações posteriores ao ronco

A coordenadora do projeto de extensão, Roberta Passos, é a minsitrante da capacitação para dentistas sobre a apneia (Foto: arquivo pessoal)

O projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares, “Educação e tratamento para pacientes com ronco e apneia obstrutiva do sono”, oferece nesta quinta-feira, dia 10, às 13h, uma capacitação sobre o assunto, em parceria com a Prefeitura do município. São esperados cerca de 50 dentistas da rede pública da cidade.

Segundo a professora e coordenadora Roberta Passos, “o curso visa auxiliar profissionais da rede pública a diagnosticarem com precisão os distúrbios do sono e orientá-los a encaminhar posteriormente o paciente para o nosso projeto.” A primeira etapa do encontro consiste em fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio dos profissionais da área. Só a partir desses dados, informações fundamentais e específicas serão geradas para o decorrer da capacitação.

Para o bolsista do projeto e aluno do 4º período da Faculdade de Odontologia, Yury Ferraz, a iniciativa vai além da discussão. “Por ser a síndrome da apneia uma subárea da odontologia do sono, isso também permite ao dentista cuidar desse distúrbio. Assim, esse curso mostra quais os caminhos para o diagnóstico e o tratamento.”

A ação acontece na sede da Prefeitura, localizada na Avenida Marechal Floriano, nº 905, centro.

Outras informações: roberta.passos@ufjf.edu.br

www.ufjf.br/facodonto