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Escalada estimula coragem e disciplina em alunos do colégio João XXIII

O bolsista Diego Almeida instruindo os participantes do projeto (Foto: Vívia Lima/Proex)

O bolsista Diego Almeida instruindo os participantes do projeto (Foto: Vívia Lima/Proex)

Proporcionar aos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII atividade esportiva além daquelas mais conhecidas, como futebol, vôlei e basquete. A partir dessa ideia, o professor do departamento de educação física do colégio, Paulo Roberto Garcez, criou o projeto de extensão “Escalada Indoor”, há três anos, quando a instituição adquiriu uma parede para a prática dessa modalidade. “Estamos preocupados em diversificar as atividades, principalmente dentro do esporte e oferecer opções atuais dentro da cultura jovem” conta Garcez.

O bolsista e aluno de Educação Física, Diego Almeida, sempre preferiu atuar com atividades diferenciadas e logo se interessou em ingressar no projeto. “A possibilidade de trabalhar com um esporte não tão difundido é ótima. Poder estimular a adrenalina das crianças é uma experiência surpreendente.”

O lado radical da escalada foi um dos motivos que levou o coordenador a optar pelo ensino desse esporte. “O jovem é voltado para essas atividades. Conseguimos adaptar a escalada para dentro do espaço da escola. A partir da experiência que vivenciam no colégio, os participantes podem dar continuidade e até escalar montanhas. O projeto permite o aprofundamento àqueles alunos interessados em vivenciar o esporte na prática”, destaca Garcez.

O estudante do João XXIII e aluno do projeto, Gustavo Guimarães, é adepto a atividades que estimulam a adrenalina como downhill, modalidade do ciclismo que consiste em descer um percurso em menor tempo, e longboard, prancha alongada usada no surfe. Há aproximadamente um ano na iniciativa, ele conta que o projeto é uma oportunidade única. “Gostaria de ter mais aulas durante a semana. Se não fosse essa atividade, talvez eu não conseguisse escalar”. O estudante pretende continuar praticando a modalidade, inclusive fora da escola. “Gosto bastante de esportes radicais. Quero escalar em locais onde posso manter contato com a natureza e trazer meus amigos para praticar comigo.”

O estudante Gustavo Guimarães participa do projeto há aproximadamente um ano (Foto: Vívia Lima/Proex)

O estudante Gustavo Guimarães participa do projeto há aproximadamente um ano (Foto: Vívia Lima/Proex)

Para atuar como instrutor do projeto, o colégio ofertou um curso de capacitação e aperfeiçoamento com profissionais de escalada. “A escola se preocupou com minha formação, além da minha experiência com esportes radicais. Fiz um curso de aprimoramento e estudei ainda questões de segurança. Eu precisava chegar preparado para trabalhar com eles”, conta Almeida.

O João XXIII promove atividades que ultrapassam os muros da instituição, estimulando aprendizados diferentes, como caminhadas e viagens. “Apesar de ser uma atividade indoor, a escalada remete a uma prática em contato com a natureza. Além disso, estimulamos as crianças a desenvolverem a coragem e a enfrentarem obstáculos e desafios”, afirma o coordenador.

Benefícios

Segundo o bolsista Diego Almeida, foram notadas mudanças de comportamento nos estudantes. “Percebo que os alunos, mesmo com suas especificidades, são comportados dentro e fora da escola. O esporte trabalha com a disciplina. Sem ela, há dificuldade para a prática e o cumprimento de qualquer atividade, seja dentro ou fora da sala de aula.”

O projeto é realizado fora do horário regular das aulas, às segundas-feiras, das 11h40 às 13h15.  Atualmente, são oferecidas duas turmas de quatro alunos. A duração do curso é de três meses. O projeto atualmente é oferecido para alunos dos ensinos fundamental e médio.

Outras informações: (32) 3229-7610 (Departamento de Educação Física/João XXIII)