Fechar menu lateral

Projeto desenvolve ferramenta para analisar a inflação em Governador Valadares

Projeto analisará comportamento da inflação em Governador Valadares (Reprodução)

Projeto analisará comportamento da inflação em Governador Valadares (Reprodução)

Com o objetivo de criar uma ferramenta que esclareça com maior eficácia os indicadores da inflação nos municípios, o professor do departamento de Economia da UFJF em Governador Valadares, Thiago Soares, criou o projeto “Implementação do Índice de Preços ao Consumidor de Governador Valadares (IPC/GV)”. Segundo o docente, essa prática, de analisar os dados de forma mais regional e específica, está tornando-se recorrente no país. “A criação de índices regionalizados de inflação tem sido crescente. O desenvolvimento de ferramentas sobre a inflação permite analisar sua tendência e seus efeitos sobre a economia do município e da região.”

Para Soares, a importância socioeconômica de Governador Valadares para Minas Gerais exige ferramentas que analisem a estabilidade econômica do município, uma vez que são fundamentais não apenas para o desenvolvimento local, mas também para o das cidades vizinhas, que são dependentes da economia valadarense. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município é a nona maior população e o 16º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Implementação

Na primeira etapa do projeto, a metodologia do IPC/GV será discutida e desenvolvida, bem como os aspectos relacionados à Pesquisa de Orçamento Familiar de Governador Valadares (POF/GV), ferramenta que permite analisar o percentual de renda do consumidor que é gasto em bens de consumo. Segundo Soares, serão necessários 12 meses de pesquisa para definir os pesos que darão base à implementação do índice.

Segundo o coordenador Thiago Soares, a importância socioeconômica de Valadares para o estado exige ferramentas que analisem a estabilidade econômica do município (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo Thiago Soares, a importância de Valadares para o estado exige ferramentas que analisem a estabilidade econômica do município (Foto: Arquivo pessoal)

Durante esse período, o grupo disponibilizará relatórios mensais da evolução de alguns indicadores, como os índices da cesta básica, habitação, transportes e material escolar. Após a realização da POF, serão fornecidos relatórios mensais sobre o IPC/GV, detalhando os principais itens do indicador que contribuíram positivamente e negativamente para a evolução da inflação no município.

Abrangência

O público-alvo do projeto será abrangente, já que o cenário econômico do município interfere na relação de consumo da população, como explica o coordenador. “Nosso público será composto pelas famílias, que necessitam de informações sobre os preços para fazer as melhores escolhas, pelas empresas, que visam minimizar custos e alocar melhor seus recursos e pelo setor público, que implementa políticas para alcançar o bem-estar social.” A comunidade acadêmica também será beneficiada, pois poderá usar as informações para gerar pesquisas especializadas.

O projeto tem como objetivo informar ao público sobre como essas pesquisas e o mapeamento da inflação estão diretamente ligados ao cotidiano. “É necessário criar um canal no qual as informações sejam de livre acesso. Pretendemos criar uma página na internet para explicar a importância do Índice de Preços ao Consumidor, além de divulgar informações sobre o tema em jornais impressos.”

A iniciativa é composta por professores do Departamento de Economia do campus avançado da UFJF e colaboradores de outras instituições. Além de Soares, integram o projeto Luckas Sabioni Lopes, John Leno Castro dos Santos, Michele Cristina Valentin e Adriano Provezano Gomes. Dois bolsistas do curso de Economia também serão integrados ao projeto.