Fechar menu lateral

Projeto de extensão utiliza rede social para espalhar conhecimento em Governador Valadares

Segundo o coordenador do projeto, Fabiano Costa, redes sociais devem ser usadas para disseminar conhecimento para a população (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o coordenador do projeto, Fabiano Costa, redes sociais devem ser usadas para disseminar conhecimento para a população (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com dados divulgados pelo Facebook no início do ano, o Brasil possui 83 milhões de usuários ativos na rede social, o que representa mais de um terço da população nacional. Com o intuito de aproveitar o alcance midiático da ferramenta, foi criado o projeto “Utilização da rede social na educação: divulgação de informação sobre boas práticas higiênico-sanitárias para estudantes, filhos de produtores rurais, na região de Governador Valadares”. A iniciativa busca usar uma página criada na plataforma para divulgar informação sobre boas práticas higiênico-sanitárias.

Para que as informações possam chegar ao maior número de pessoas possível, o projeto contará com a participação de estudantes da rede pública e privada do município, que atuarão como replicadores desse conteúdo. “Os jovens são multiplicadores e divulgadores de informação e devem usar a rede social para disseminar conhecimentos para a comunidade local”, explica o professor do curso de Farmácia e coordenador do projeto, Fabiano Costa.

Pesquisa realizada pelo site Youpix, apontou que atualmente mais de nove milhões de adolescentes usam o Facebook ativamente no país, o que, segundo o coordenador, tem feito com que a ferramenta seja cada vez mais um instrumento de ensino. “É possível, com as redes sociais, atingir uma quantidade maior de pessoas interessadas em um mesmo assunto.”

A iniciativa permitirá a divulgação de práticas simples de higiene pessoal que irão esclarecer dúvidas sobre “doenças transmitidas durante o processamento, comercialização, manipulação e ingestão de alimentos”, afirma o coordenador. O conteúdo publicado na página será produzido por bolsistas do projeto com a supervisão de professores da UFJF.

Segundo Costa, “Governador Valadares é uma região, cuja economia gira principalmente em função do setor do agronegócio familiar, seja comercializando ou processando os produtos oriundos do campo”. Devido a isso, a equipe do projeto escolheu essas famílias como público-alvo da iniciativa.