Fechar menu lateral

Professores da UFJF participam de Congresso Brasileiro de Extensão em Belém

Alunos da UFJF participam de congresso em Belém (Foto: Marconi Moraes)

Alunos da UFJF participam de congresso em Belém (Foto: Marconi Moraes)

Dez professores e um grupo de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram na última semana da sexta edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), realizado em Belém. Neste ano, o evento teve como tema “Diálogos da extensão: saberes tradicionais e inovação científica”. Com essa temática, o congresso buscou unir os saberes populares e tradicionais ao ambiente acadêmico, juntamente com a inovação das tecnologias.

Entre os dias 19 e 22 de maio, professores, alunos e profissionais envolvidos com a extensão universitária debateram seus principais desafios no Brasil, com o objetivo de que as ações contribuam cada vez mais para respostas eficazes à comunidade popular e científica. 

O professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Marconi Moraes, coordenou três trabalhos apresentados no congresso. Os artigos são resultados dos projetos “Empresas Conscientes”, “Escola Sustentável” e “Minha escola, minha vida”. O professor destaca que para os alunos é de suma importância participar de eventos como esse. “A oportunidade de trocar conhecimento e se relacionarem com estudantes de diferentes áreas acadêmicas proporcionam a troca de saberes e o conhecimento de outras realidades.”

Já a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, Alice Rezende, apresentou o trabalho “Sempre Vivo: doação voluntária de corpos para ensino e pesquisa”. Ela conta que o tema proposto despertou a atenção dos demais participantes. “Muitos professores desconheciam esse trabalho. Ao descobrirem sobre a nossa iniciativa, surgiu o interesse deles em implantar atividades similares em suas instituições.” Alice, que pela primeira vez participou do congresso, destaca que a experiência foi enriquecedora. “Por ser multidisciplinar, o evento contou com uma grande diversidade de opiniões e pensamentos. Pude observar o que é feito em outras instituições, e principalmente conhecer aquilo que já dá certo”.

Evento reuniu professores, alunos e profissionais envolvidos com a extensão universitária no país (Foto: Marconi Oliveira)

Evento reuniu professores, alunos e profissionais envolvidos com a extensão universitária no país (Foto: Marconi Moraes)

O campus avançado de Governador Valadares também se fez presente, através da participação de três docentes. Segundo a professora do curso de Odontologia, Valéria de Oliveira, o evento permitiu a troca de saberes. “Pude ampliar meu campo de visão entre a pesquisa e a extensão, além do conhecer projetos de instituições diferentes.”

Docentes participantes:

– Alice Rezende – ICB
– Andreia Ramos – Medicina
– Denise Drumond – Medicina
– Fábio Lima – Arquitetura
– Lina Faria – Fisioterapia/GV
– Luciana Pacheco – Educação
– Luiz Eduardo de Almeida – Odontologia/GV
– Marconi Fonseca de Moraes – Engenharia
– Marília Nalon – Odontologia
– Valéria de Oliveira – Odontologia/GV