Seminário de Inclusão Social apresenta formas práticas de transformação da realidade de pessoas

Para Rita Petrolino, além de debater o tema, é fundamental agir em busca da inclusão (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Portadora de deficiência física e participante de um projeto de inclusão social de idosos, Rita Petrolino, conta os que diálogos promovidos pelo Seminário foram muito interessantes e destacou a oportunidade de ter contato com pessoas que colocaram ideias inclusivas em prática. “A discussão é muito importante. Não podemos ficar apenas conversando, é preciso agir e os palestrantes convidados foram nessa direção.”

Em 2006, o casal Simone e Márcio Berti, que realizou uma das palestras do seminário, transformou uma antiga ideia de ajudar outras pessoas no Instituto Chefs Especiais. Na instituição, eles aplicam a gastronomia como forma de inclusão social para pessoas com Síndrome de Down. “Nós não os ensinamos a apenas cozinhar, mas a serem autossuficiente. Eles podem fazer tudo. Nós só precisamos incentivá-los”, conta Simone.

A Rede Asta foi outra ideia inclusiva que se tornou realidade. A palestrante e coordenadora da Rede, Miriam Lima, contou como o projeto foi criado em 2005 e toda a sua trajetória e expansão até os dias de hoje. A iniciativa leva, através de catálogos e de um site, produtos criados por cerca de 700 artesãos de regiões de baixa renda para clientes em todo o Brasil.

O secretário de desenvolvimento social de Juiz de Fora, Flávio Cheker, abordou a inclusão social por meio de oportunidades de trabalho, e explicou como funciona o Sistema de Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal na cidade. Já o professor do curso de Educação Física da UFJF, Renato Miranda, debateu o que realmente significa inclusão e, como o esporte, mesmo não sendo uma ferramenta inclusiva por natureza, pode proporcioná-la.

De acordo com o diretor do site Viverjf.com e um dos organizadores do evento, Marcel Iunes, “o seminário foi um sucesso, tanto pelo público que compareceu em peso, quanto pela qualidade das ideias discutidas”. O evento foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop), em parceria com o site Viverjf.com.

Conheça o trabalho desenvolvido pelo Instituto Chefs Especiais

Conheça o trabalho desenvolvido pela Rede Asta