Fechar menu lateral

UFJF realiza 2º Seminário de Inclusão Social e Cidadania

Inclusão pela Gastronomia para Pessoas Síndrome de Down

Fundadores do Instituto Chefs Especiais debaterão inclusão pela gastronomia (Divulgação)

A UFJF realiza na próxima sexta (23) o 2º Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora.  O evento é uma parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop) com o site Viverjf.com. A iniciativa tem como objetivo tornar a cidade um lugar de debates sobre a inclusão social e a cidadania. Temas como deficiência física, Síndrome de Down, tráfico de pessoas e transferência de renda por meio de programas sociais serão discutidos. O Seminário será realizado no dia 23 de maio, no Teatro Academia, localizado na Rua Halfeld, 1179, a partir das 13h30. As inscrições já estão encerradas

De acordo com o diretor geral do site Viverjf.com e um dos organizadores do evento, Marcel Iunes, a iniciativa procura criar um espaço de debate sobre a situação das pessoas que se encontram “em situação de risco, vulnerabilidade, com deficiência, ou pessoas simplesmente diferentes, proporcionando ao público em geral informações qualificadas. Temos como objetivo analisar contextos e identificar tendências, antecipando cenários e discutindo conceitos que estimulem a reflexão, a formação de conhecimento e a adoção de novas práticas.”

Neste ano, o seminário tem como tema “Ideias para um Brasil Inclusivo e Transformador” e será divido em dois painéis. No primeiro, as palestras serão ministradas pela coordenadora da Rede Asta, Miriam Lima, pelo professor do curso de Educação Física da UFJF, Renato Miranda, e pelo secretário de desenvolvimento social de Juiz de Fora, Flávio Cheker.

O segundo momento contará com a participação dos fundadores do Instituto Chefs Especiais, Simone Berti e Márcio Berti e da consultora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e especialista em políticas públicas, Ariane Gontijo, que abordará o fenômeno histórico do tráfico de pessoas e a implementação de políticas públicas. “Dar visibilidade a temas sociais é muito importante nos dias de hoje, ainda mais em um evento, aberto ao público em geral, que tem por objetivo disponibilizar maior conteúdo sobre o assunto”, destaca Ariane.

Confira a programação completa: www.ufjf.br/proex/seminario.

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop/UFJF) / (32) 9102-1099 (Viverjf.com)