Colégio João XXIII estimula a dança como elemento educacional

Projeto oferece quatro turmas de dança no Colégio de Aplicação João XXIII (Foto: Willian Oliveira/Proex)

“Aqui é muito divertido. Eu gosto de dançar e de aprender”, conta Emanuelle Curcio dos Santos, de oito anos e que há dois faz parte do projeto de extensão “Dança na Escola”, realizado no Colégio de Aplicação João XXIII. A ação oferece aulas de dança para estudantes da instituição e para a comunidade em geral.

A coordenadora do projeto Adriane Tomaz explica que o principal objetivo da ação é despertar nas crianças o interesse pelas dança ao criar oportunidades para que possam vivenciar essa experiência. “O importante é permitir que as crianças experimentem, pois elas estão na idade de descobrirem o que gostam”, complementa a bolsista do projeto e aluna do curso de Educação Física, Caroline Ozório.

A bolsista Caroline ao lado de suas alunas do projeto (Foto: Willian Oliveira/Proex)

A dança contribui para a formação pessoal dos praticantes, pois trabalha com o amadurecimento pessoal e psicológico deles. “A atividade propicia uma experiência corporal e emocional que outras práticas corporais não conseguem”, aponta a coordenadora. Outra importante contribuição da modalidade é trabalhar com a relação de cada um com seu corpo e ajudá-los a perder a inibição característica de algumas crianças e adolescentes. “A dança é um espaço no qual a pessoa se expõe e ao fazê-lo elas conseguem superar as dificuldades de se expressarem”.

A bolsista Caroline explica que a dança “é uma atividade completa, na qual as alunas conseguem desenvolver musicalidade, expressão, sensibilidade, coordenação motora e aptidão física”. As aulas tem duração de uma hora e são realizadas duas vezes por semana. São oferecidas quatro turmas que variam de 15 a 20 alunos cada.

Formada em balé clássico, Caroline conta que traz essa bagagem para as aulas, mas não fica presa ao estilo e trabalha outras modalidades de dança. “Nós criamos um currículo no qual a finalidade é educar. Não focamos apenas em passar conhecimento técnico sobre a dança.”

Outras informações: (32) 3229-7610 (Departamento de Educação Física/João XXIII)