Fechar menu lateral

Coordenadora do Polo de Enriquecimento Cultural recebe Menção Honrosa da Câmara

Professora Sandra Arbex é homenageada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora

Professora Sandra Arbex é homenageada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora

Para comemorar o Dia da Mulher, uma comissão da Câmara Municipal de Juiz de Fora, composta por 19 vereadores, homenageou 19 mulheres que se destacaram em diferentes áreas no município. O evento ocorreu na noite do último dia 20, na Câmara Municipal.

Entre as homenageadas estava a coordenadora do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, Sandra Arbex. A indicação da professora se deve ao trabalho desenvolvido com os idosos.

Alunos e funcionários do Polo também compareceram à cerimônia. De acordo com Sandra, a homenagem celebra o esforço de toda a equipe do Polo de Enriquecimento Cultural.

Trajetória

“O Serviço Social é uma profissão interventiva, na qual o assistente social faz sua proposta de atuação na sociedade.” A professora Sandra Arbex, da Faculdade de Serviço Social, resume em poucas palavras a importância dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade.

Atuando na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1979, passou a coordenar o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade em 2009. A iniciativa oferece cursos para idosos como informática, línguas estrangeiras e yoga. Para Sandra Arbex, além da oportunidade de aprendizado, os cursos colaboram para a socialização dos idosos. “Muitos se recriam com o convívio e se fortalecem na certeza de que é possível aprender em qualquer idade.”

Na década de 90, Sandra participou de projetos dos cursos de Medicina e de Odontologia, entre eles estão “Ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca” e “Prev-Ação”. O primeiro capacitou profissionais de saúde na orientação e na promoção de atividades educativas. Já o segundo, realizou um esforço de conscientização com mães e crianças sobre a importância da saúde bucal. “Quando representamos a nossa profissão em outras áreas, há a possibilidade de desenvolvermos atividades em equipe, somando a experiência de cada um”, declara a docente. A professora ainda desempenhou as funções de representante da Faculdade de Serviço Social junto à Pró-reitoria de Extensão e como tutora do PET-Saúde/Saúde da Família.

Sandra ressalta que a participação de alunos em projetos de extensão é imprescindível por proporcionar contato com a realidade. “A extensão é um dos momentos no qual o aluno fortalece seu conhecimento, proporcionando um desempenho diferenciado em sala de aula e modificando sua reflexão.”