Desenhista da Marvel participa de Encontro de Histórias em Quadrinhos no Colégio João XXIII

Rodney Buchemi mostrou ferramentas para prender a atenção dos leitores de HQ (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Rodney Buchemi apresentou ferramentas  que ajudam a prender a atenção dos leitores de HQ (Foto: Willian Oliveira/Proex)

“O desenhista tem a mesma função do diretor de cinema. É dele a responsabilidade de definir o que é importante a ser mostrado para que o espectador possa ter o melhor entendimento da cena.” Dessa forma, Rodney Buchemi definiu a importância desse profissional para os participantes do I Encontro de Histórias em Quadrinhos (I EHQ) do Colégio de Aplicação João XXIII. O workshop foi realizado na última sexta-feira (21) nas instalações do colégio.

Além de Buchemi, também participaram do evento os quadrinistas Márcio Cau, responsável pela HQ Terapia e pela adaptação da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o formato de Graphic Novel, e Christiano Landau, além do professor de japonês, Marcelo Borges Vieira.

No encontro, Buchemi apresentou, de forma interativa, as ferramentas usadas por desenhistas e ilustradores para guiar os olhos dos espectadores dentro da peça. “Ao montar uma página é importante manter o leitor interessado na ação. Não podemos proporcionar uma leitura chata”, explicou.

Buchemi autografando suas revistas para o público (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Para o participante Rodrigo Passos, que tem vontade de seguir no ramo dos quadrinhos como roteirista, o tema abordado foi interessante. “Foi muito bom, principalmente para quem lê quadrinhos. Aprendi muita coisa nova.” Ao fim do workshop, o bate-papo com os participantes continuou, enquanto Buchemi autografava suas revistas e desenhava um herói escolhido pelos presentes. O artista ficou famoso em sua trajetória profissional por trabalhar constantemente para os selos Marvel e DC Comics.

De acordo com o coordenador do evento e professor do Colégio de Aplicação João XXIII, Frederico Marcelo Crochet, o I EHQ superou a expectativa dos organizadores. “Fizemos um balanço positivo em relação à relevância das palestras e cursos, bem como a aceitação do público, principalmente, por se tratar do primeiro ano do evento.” O encontro faz parte das atividades desenvolvidas pelo docente no projeto de extensão “Núcleo de Quadrinhos”, desenvolvido com alunos do colégio João XXIII.