Abertura do Parlamento Jovem reúne adolescentes de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora

Solenidade reúne 150 jovens na Câmara Municipal de Juiz de Fora

A solenidade de abertura da quinta edição do Parlamento Jovem reuniu 150 alunos, na última sexta-feira (14), na Câmara Municipal de Juiz de Fora. A iniciativa da Câmara, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, procura estimular a formação política e cidadã, além de despertar o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica de seu município. Para o sociólogo do Centro de Atenção Psicossocial da Câmara, Sérgio Dutra, essa é uma oportunidade de “educar para a cidadania, sair da teoria e realmente praticar a política”. O Parlamento Jovem busca envolver professores, alunos, coordenadores e diretores de unidades escolares para que compartilhem de experiências na vida política da cidade. Em Juiz de Fora, bolsistas de extensão do curso de Ciências Sociais, coordenados pela professora Marta Mendes, dão suporte e orientam os alunos participantes do Parlamento.

Sergio Dutra

Sérgio Dutra, coordenador do Parlamento Jovem, acredita que o projeto é uma oportunidade de educar para a cidadania.

Em 2014, o projeto dará enfoque ao tema “Envelhecimento com Qualidade de Vida”, que será subdividido nas categorias o Direito de envelhecer bem, promoção da convivência intergeracional e protagonismo social e político. Durante o ano, serão realizadas reuniões semanais com 30 estudantes de cada escola que integra o projeto. O foco é a etapa final estadual que acontecerá em outubro, momento em que tudo o que foi discutido terá a possibilidade de ser transformado em projeto de lei.

O número de municípios participantes subiu de 18, em 2013, para 30, em 2014. Devido ao crescimento, foi necessário incluir a etapa regional, além das etapas municipal e estadual, já existentes. Para a etapa regional foram delimitados quatro polos de atuação: Pouso Alegre (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo Mineiro), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte.

Dentre as escolas envolvidas no projeto em Juiz de Fora estão os colégios dos Jesuítas, dos Santos Anjos e Santa Catarina, Escola Cenecista Monteiro Lobato e Escola Estadual Antônio Carlos. A representante das escolas e assessora de imprensa do Colégio Santa Catarina, Gesane Lucchesi, destaca que a participação na esfera política é instrumento de modificações e melhorias sociais no meio onde os próprios adolescentes estão inseridos. “A meta principal é aprender que política é coisa séria e que temos nossa participação nela. O Parlamento Jovem busca diminuir o índice de analfabetismo político”, acredita.

Exemplos

Mariana Borges de Freitas participou do Parlamento Jovem em 2010 e 2011. Agora, como monitora do projeto, procura auxiliar os adolescentes que estão começando a explorar o universo da política. A aluna da Escola Cenecista Monteiro Lobato, Thayrine Matos, que já entende a ideia de dinamicidade da política, aprendeu que toda mudança exige esforço coletivo. “A política é dinâmica e mostra que podemos mudar. Toda experiência serviu para crescer e ver que é possível mudar a casa e a política. Aprendemos que política também é coisa de jovem”.