Os professores interessados em submeter propostas de programa ou projeto de extensão ao edital 2015 do Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC) devem encaminhar proposta para a Pró-reitoria de Extensão, impreterivelmente, até as 18h da próxima segunda-feira (17).
Neste ano, a UFJF poderá encaminhar para o MEC até 38 programas e 39 projetos de extensão. A novidade deste ano é a ampliação dos recursos destinados às ações extensionistas. Cada projeto poderá solicitar até R$ 100 mil, enquanto os programas podem ter orçamento de até R$ 300 mil. O prazo para execução de projetos é de 12 meses e de programas é de dois anos.
Os docentes da UFJF interessados em participar do edital devem preencher a proposta no recém-criado sistema PROEXT do MEC. Para isso, o coordenador deve se cadastrar na plataforma do edital. Após seu cadastro ser aprovado pela Pró-reitoria de Extensão, o docente deverá preencher os dados relativos ao projeto ou programa e, quando finalizado, submetê-lo à Pró-reitoria, via sistema, para avaliação e sugestões de correção.
A UFJF poderá encaminhar, no máximo, duas propostas de projetos e outras duas de programas para cada uma das 19 linhas, com exceção do item Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV), no qual apenas um projeto poderá ser apresentado (ver quadro). Se o número de propostas apresentadas superar o limite estipulado pelo MEC, caberá à Proex definir quais serão submetidas ao MEC.
A Pró-reitoria avaliará internamente as propostas entre os dias 18 e 20 de março e a resposta sobre a aprovação e possíveis alterações será enviada aos coordenadores no dia 21 de março. Para que a Proex possa encaminhar a proposta ao MEC, é fundamental que o docente corrija o que for necessário no formulário e encaminhe a versão final para a Pró-reitoria, por meio do sistema PROEXT, impreterivelmente, até as 18h do dia 25 de março.
Apoio aos docentes
A Proex, em parceria com professores extensionistas, Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e Pró-reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), criou um Grupo de Assessoria ao Proext (GAP), que esclarecerá duvidas sobre edital, rubricas e documentos necessários e auxiliará os professores no preenchimento das propostas. O interessado pode tirar suas dúvidas com o GAP através dos contatos disponíveis na página da Proex.
Dicas
Para evitar uma possível desclassificação no edital ou a perda de pontuação, o coordenador da proposta deve redigi-la da maneira mais clara e objetiva possível e anexar todos os documentos necessários, como a declaração dos parceiros envolvidos e a serem atendidos pela iniciativa. A ausência deste documento implica na desclassificação da proposta. A planilha de recursos deve ser preenchida corretamente e deve respeitar o valor limite previsto no edital. Também é desejável que seja demonstrado no projeto ou programa que a ação extensionista possui relação com o Programa Pedagógico do Curso e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF.
Calendário
Até as 18h de 17/03 – Submissão da proposta pelo coordenador via plataforma para a PROEX
De 18/03 a 20/03 – Período para avaliação das propostas pela PROEX
Dia 21/03 – Divulgação do resultado das propostas aprovadas no âmbito da UFJF e sugestões de correções
Até as 18h de 25/03 – Submissão da proposta final, com as alterações sugeridas, via plataforma para a PROEX
Até 28/03 – Envio de todas as propostas aprovadas e do Termo de Compromisso da UFJF pela PROEX ao MEC
De 31/03 a 25/04 – Avaliação das propostas pelo MEC
De 29/04 a 05/05 – Interposição de recursos junto ao MEC
28/04 – Divulgação do resultado provisório
Até 28/05 – Divulgação do resultado final
Faça download para o tutorial sobre cadastro de proposta.
Confira aqui o edital.