Iniciativa da UFJF busca tornar as informações econômicas acessíveis à comunidade

Grupo se reúne para discutir fatos econômicos e sobre os comportamentos no mercado (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Disponibilizar para a sociedade serviço gratuito de análise dos principais fatos econômicos e das repercussões sobre comportamento dos mercados. Esse é o principal objetivo do Grupo de Conjuntura Econômica (GCE), projeto de extensão coordenado pelo professor da Faculdade de Economia, Wilson Luiz Rotatori.

De acordo com o docente, conjuntura econômica é uma série de fatores que englobam as ciências econômicas. “A iniciativa presta informações de maneira sistematizada para a população. Trabalhamos com economia internacional, política fiscal e monetária e com o nível de atividade econômica em Minas Gerais. Recentemente, passamos a trabalhar também com mercados financeiros.”

A ação foi criada em 1993, mas Rotatori assumiu a coordenação em 2010. Hoje, ele conta com o apoio de três bolsistas e quatro voluntários, que se reúnem uma vez por semana. Na iniciativa, a equipe produz textos, nos quais é realizada uma análise econômica da situação no Brasil e no mundo, além de uma apresentação, promovida trimestralmente na UFJF. Os textos são disponibilizados no site do grupo e as apresentações são abertas ao público.

Professor Wilson fala que o projeto traz informações de forma sistematizada para população (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Para o professor, a importância do Grupo de Conjuntura está na interpretação de dados econômicos que fazem parte do cotidiano. “Todos os dias, somos bombardeados com informações. Mas, na maioria das vezes, os dados não apresentam um detalhamento. No projeto, buscamos fornecer essa explicação para as pessoas, seja por meio de textos ou de apresentações.”

Conhecimento
Rotatori destaca que o mercado de consultoria tem crescido nos últimos anos. “Os estudantes adquirem a capacidade de receber dados e interpretá-los. Em termos profissionais, isso é importante, pois os acadêmicos são treinados nas áreas especificas e adquirem suporte para trabalhar com a consultoria econômica, setor que está em expansão no país.”
Para a estudante do sétimo período de Economia, Vanessa Castro, no projeto, eles podem empregar o que aprendem em sala de aula na prática. “Faço parte da equipe há seis meses e já participei de duas apresentações. Nesse tempo, adquiri conhecimentos que não tive durante o curso.”
Já o aluno João Guilherme de Carvalho, também estudante do sétimo período, destaca que no trabalho realizado no GCE, os acadêmicos conseguem ver o impacto dos acontecimentos na economia. “É importante interpretar dados que aparecem nos jornais e perceber o que isso muda no país e no mundo.”
A acadêmica do quinto período, Aline Caixeta, foi motivada a participar do grupo após assistir uma das apresentações. “Percebi que o texto apresentado tratava de um assunto que me interessava. Por isso, há seis meses integro a equipe do GCE e trabalho com economia internacional. Participar do projeto será um diferencial para minha vida profissional.”