Fechar menu lateral

Projeto Rondon: Equipe da UFJF se prepara para operação em Pernambuco

Professores e alunos da UFJF irão participar embarcarão em Jupi (PE) para participarem do Projeto Rondon, em julho deste ano (Foto: Nathalia Nascimento/Proex)

Professores e alunos da UFJF  embarcarão em Jupi (PE) para participarem do Projeto Rondon, em julho deste ano (Foto: Nathalia Nascimento/Proex)

Professores e alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irão participar do Projeto Rondon, em julho deste ano. Orientados pela professora da Faculdade de Enfermagem, Zuleyce Lessa, e pelo professor da Faculdade de Educação, Daniel Lemos, oito alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Educação Física, Serviço Social, Direito e Pedagogia embarcarão com destino à Jupi em Pernambuco.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma iniciativa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. 

Segundo Zuleyce, a equipe de alunos está bastante coesa e envolvida com o projeto.   “Esse é o grupo certo, senti nos alunos o ímpeto de participar do Rondon. Eles atenderam exatamente os critérios exigidos pelo edital”, afirma a professora, que participa pela segunda vez do projeto. Para a aluna do sétimo período do cursos de Serviço Social, Selmara Castro, o envolvimento com o projeto possibilitará ampliar conhecimentos em sua área e estar em contato com outros costumes. “Vou ter a possibilidade de conhecer outro território e a maneira como são realizadas as relações culturais e acadêmicas. Será uma troca entre o conhecimento científico e o saber popular.”

Operação Guararapes
O projeto foi inscrito para a Operação Guararapes, que será desenvolvida em 20 municípios, entre os dias 18 de julho e 02 de agosto de 2014. A operação engloba o Centro Regional da cidade de Recife (PE) e municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A professora Zuleyce fará uma viagem precursora, prevista para a primeira quinzena de abril, com a finalidade de conhecer a cidade de Jupi, bem como avaliar a necessidade de adequar o projeto às especificidades locais.

normal_Jupi (1)O projeto inscrito pelos alunos da UFJF faz parte do conjunto A, que engloba ações de cultura, educação, direito e saúde. “Escolhemos a cidade de Jupi como prioridade e fomos contemplados com a aprovação. Vamos conseguir plantar a sementinha e produzir agentes multiplicadores”, afirma a aluna da Faculdade de Enfermagem, Ana Paula Dias, que participará pela primeira vez da iniciativa.

Para o aluno da Faculdade de Odontologia, Gleiton Lopes, participar do Rondon será uma possibilidade de integrar saberes. “A expectativa de chegar lá e realizar meu trabalho é muito grande. Iremos ter acesso à outra realidade e poderemos aprender com outras pessoas, além de levar conhecimento.”

Zuleyce destaca a importância dos alunos poderem participar do projeto, pois acredita que o Rondon é um serviço de cidadania. “O Projeto Rondon traz benefícios para o acadêmico. O estudante sai do seu habitat natural para ter contato com outra realidade, uma vez que integra saberes com outros alunos e com a comunidade local.”

 

Equipe em Jupi/PI

Professores

Zuleyce Lessa
Daniel Lemos

Alunos

Ana Amélia Dantas
Ana Paula Dias
Bartira Coutinho
Gleiton Lopes
Mariana Galvão
Mariany Rodrigues
Raquel Mendonça
Selmara Castro