Fechar menu lateral

Grupo de artesãos acompanhado pela Intecoop realiza Feira de Natal

Feira está sendo realizada em três locais (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

Feira está sendo realizada em quatro locais (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF promove até o próximo dia 23, Feiras de Natal com o objetivo de divulgar os trabalhos e gerar renda para os grupos de profissionais de artesanato e agricultura familiar de Juiz de Fora e região.

Na feira, os profissionais colocam à disposição do público produtos como crochê, panos de prato, cerâmica, pinturas em quadro, bonecas de pano, biscoitos e geleias caseiras. Vários produtos foram confeccionados dentro dos critérios de sustentabilidade e responsabilidade social, a partir da reutilização de matérias primas que antes tinham como destino o lixo, como garrafas PETs, que foram transformadas em mesas, e restos de telhado e tampas de baú, que foram usados na realização de pinturas.

Para o coordenador da Intecoop, professor Petrônio Barros, a feira é uma atividade que aproxima artesãos e é o espaço, no qual eles podem se orientar na formação e na capacitação de seus trabalhos. “Esse é o momento de evidenciar a capacidade participativa, autossustentação e desenvolvimento humano e responsabilidade social.” Segundo o docente, cerca de 1.300 pessoas são beneficiadas com os trabalhos dos artesões assistidos pela Intecoop.

A coordenadora do projeto Tenda de Minas Solidária e uma das organizadoras das Feiras, Alcina Viana, conta que cerca de 50 artesãos participam da Feira neste ano e contribuem com seu talento para a confecção de produtos que possam servir de decoração. “Fazer artesanato é uma forma de sair da rotina. Sem falar que aqui podemos ajudar uns aos outros com algum tipo de material.”

Artigos são produzidos por artesãos apoiados pela Intecoop (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

Artigos são produzidos por artesãos apoiados pela Intecoop (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

Rita Bárbara participa da iniciativa há seis meses, por meio da confecção de flores em material E.V.A. Para ela, o trabalho é uma forma de lazer. “É prazeroso. Enquanto trabalhamos, nós aprendemos e relaxamos ao mesmo tempo.”

Locais e horários das feiras:

1) Praça de Eventos do Mercado Municipal (Espaço Mascarenhas) – 8h às 19h.
2)
Banco do Brasil (Agência Rua Halfeld) – 9h às 17h.
3)
Banco do Brasil (Agência do Bairro Benfica) – 9h às 17h.
4) Museu do Crédito Real – 8h às 19h