Fechar menu lateral

UFJF promove workshop sobre implementação de comunidade sustentável

Worshop discute sobre projeto de criação de assentamento rural sustentável na região de Andrelândia (MG) (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Workshop discute sobre projeto de criação de assentamento rural sustentável na região de Andrelândia (MG) (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Nesta quarta-feira (04), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou um workshop para debater o projeto de criação de assentamento rural sustentável na região de Andrelândia (MG), em parceria com a Fundação Guairá (FG). A reunião, coordenada pelo professor da Faculdade de Engenharia, Otávio Branco, foi realizada no auditório do prédio Itamar Franco e contou com a participação de representantes da FG, do diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, do pró-reitor de extensão, Marcelo Dulci, além de professores e alunos de áreas como Arquitetura e Ciências Biológicas.

Segundo o coordenador, o objetivo do workshop foi apresentar para a Fundação Guairá uma proposta de encaminhamento de ações para apoiar o projeto que visa à implementação de uma comunidade sustentável com características urbanas na zona rural do município de Andrelândia. “É importante que a Universidade participe do processo de criar um modelo de assentamento humano comunitário, mais social e sustentável ambientalmente, numa época em que se discute intensamente ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, combate ao desperdício e ao consumismo de nossa sociedade.”

Para uma das gestoras da Fundação, Angela Nette, o apoio dos profissionais da Universidade é fundamental na realização do projeto. “É muito importante a disponibilidade dos professores em contribuir para a iniciativa por meio de conhecimentos e troca de experiências. Acredito que a instituição também possa aprender com as ações sustentáveis desenvolvidas pela Fundação e com o projeto.” Segundo Otávio Branco, a reunião concluiu que a participação da UFJF já é relevante nessa fase de discussão e de planejamento estratégico do projeto, com expectativas de demandas ainda maiores nas fases posteriores.

Ao final da reunião, os participantes se comprometeram a elaborar questionamentos relacionados aos temas discutidos no encontro, para que seja formulada uma pauta para a próxima reunião, a ser realizada no dia 7 de janeiro de 2014 às 15h.