Fechar menu lateral

Seminário de Responsabilidade Social promoveu debate sobre qualidade de vida e desenvolvimento sustentável

Encontro reuniu sociedade no auditório do MAMM para debater desenvolvimento sustentável (Foto: Vívia Lima/Proex)

Com o tema “A importância da Sustentabilidade Social para a sociedade no século XXI”,  foi realizado na última sexta-feira (29) o I Seminário de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O evento contou com palestras sobre desenvolvimento sustentável com foco na cidade Juiz de Fora e na Zona da Mata Mineira.

O gerente de Recursos Humanos, Qualidade e Meio Ambiente da ArcelorMittal, Ricardo Schmidt abordou as ações de sustentabilidade que tem conquistado espaço dentro da empresa. “A produção de aço exige planejamento estratégico, no qual se leva em consideração os aspectos sustentáveis do negócio, como os cuidados necessários com os resíduos e os desperdícios de água. A sustentabilidade, assim como a liderança e a qualidade, deve ser um valor da empresa para o desenvolvimento humano.”

Já as representantes da Associação Saúde Criança, Teresa Prazo e Mariana Veloso apresentaram as tecnologias para inclusão social integrada na saúde, desenvolvida pela associação, que terá uma sede em Juiz de Fora. A entidade é uma organização social que há 22 anos atua com projetos de reestruturação de famílias de crianças em vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. Segundo Mariana, “em Juiz de Fora, as ações serão desenvolvidas em parceria com o Hospital Universitário (HU), atendendo crianças que precisem de algum apoio social, como moradia, saúde, geração de renda, educação e cidadania”.

Representante da Associação Saúde Criança mostra os trabalhos desenvolvidos pela entidade (Foto: Vívia Oliveira/Proex)

Representante da Associação Saúde Criança mostra os trabalhos desenvolvidos pela entidade (Foto: Vívia Lima/Proex)

“Educação no campo e sustentabilidade“ foi o tema da palestra conduzida pela professora do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Lúcia Valadares. No evento, a docente abordou as dificuldades que giram em torno das questões sociais e a educação no campo. Segundo Lúcia, a realização do evento permitiu o aprofundamento sobre alguns temas que já estão sendo debatidos no país, como a política voltada para a agricultura e os pequenos produtores. “É necessário fazermos análises críticas e buscarmos caminhos para que os objetivos dos projetos desenvolvidos nas universidades sejam atingidos.” A Mobilidade Urbana Sustentável e a Gestão Integrada também foram debatidas no Seminário pelo consultor internacional especializado em segurança viária, Philip Gold, e pelo geógrafo José Mário de Oliveira, respectivamente.

Para o coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop) e um dos organizadores do evento, é por meio de ações sustentáveis que se torna possível melhorar a condição social da população. “Um dos nossos objetivos com essa iniciativa é refletir sobre os investimentos que tem sido feitos para pessoas vulneráveis e acompanhar os núcleos que desenvolvem esse trabalho.”

Robson Soares: "É possível conciliar a economia com a sustentabilidade, o progresso e a responsabilidade social (Foto: Vívia Oliveira/Proex)

Robson Soares: “É possível conciliar a economia com a sustentabilidade, o progresso e a responsabilidade social (Foto: Vívia Lima/Proex)

O evento, promovido pela Intecoop em parceria com o site Viverjf.com, foi realizado no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e reuniu diferentes setores da sociedade, entre professores, funcionários públicos, empresários e estudantes. O aluno do sexto período de Ciências Sociais, Robson Soares, se inscreveu no Seminário para ampliar seus conhecimentos sobre sustentabilidade. “Essa iniciativa é muito relevante para a cidade de Juiz de Fora, pois promove um debate preciso sobre o desenvolvimento social e mostra que é possível conciliar a economia com a sustentabilidade, o progresso e a responsabilidade social.”

Para o diretor geral do site Viverjf.com, Marcel Iunes, o Seminário buscou estimular o debate público e a divulgação de ações já existentes sobre sustentabilidade e responsabilidade social. “É importante termos referência sobre o assunto e compartilhar ideias com palestrantes qualificados. Buscamos propor temas que precisam ser espalhados e compartilhados, uma vez que a sustentabilidade tem grande poder de modificação na sociedade.”

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop/UFJF)