Fechar menu lateral

“Fórum: Diálogos em Dança” debateu perspectivas para o ensino de dança em Juiz de Fora

Palestra proferida por Alba, Ieda e Onely levantou as demandas da área em Juiz de Fora (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Palestra proferida por Alba, Ieda e Onely levantou as demandas da área em Juiz de Fora (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Muito antes do ser humano falar, ele dançou. Segundo a professora de história da dança da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alba Vieira, a primeira forma de comunicação e de integração social do homem foi a dança. “Nós temos várias iconografias que relatam isso, como, por exemplo, todas as atividades representadas nas cavernas eram de períodos anteriores ao aprendizado da pintura. Por isso, podemos ter certeza que a nossa primeira forma de expressão foi a dança.”

Ao reconhecer a importância dessa forma de expressão, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início, na manhã da última quarta-feira (28), ao “Fórum: Diálogos em Dança”. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

A abertura do evento contou com a participação da professora Alba Vieira, da representante do Departamento de Políticas de Formação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, Ieda Loureiro, e da representante da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Onely Teixeira.

A representante da Funalfa acredita que é necessária a criação de espaços para discutir os caminhos do ensino de dança em Juiz de Fora. “Iniciativas como este fórum só tem a acrescentar para a dança na cidade.” A opinião é compartilhada pela representante da Secretaria de Educação. “É fundamental que a Universidade busque esses diálogos, pois é papel dela compreender todas as áreas de conhecimento e a dança não pode ficar de fora.”

Além das palestras, o evento contou com a apresentação do grupo de capoeira Jireh. Membro do grupo e bolsista do projeto de extensão “Capoeira e Formação Étnico-racial”, Wesley de Souza destaca a relevância da iniciativa. “O fórum de dança é importante para movimentar o cenário dessa arte na cidade.”

Uma das coordenadoras do evento, a professora Kalyla Maroun destaca a importância da realização do evento para a criação de um futuro curso de dança na instituição. “Ainda é um momento inicial para fazermos uma consideração mais incisiva, mas por enquanto estamos satisfeitos com esse projeto embrionário de construção do curso de dança”.  Já para a professora Alice Mayer, o evento atendeu aos objetivos, com a “participação de vários setores que representaram os atores da cidade relacionados às artes corporais”.

Encontro foi realizado no ginásio Paulo Roberto Bassoli, na Faefid. (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Encontro foi realizado no ginásio Paulo Roberto Bassoli, na Faefid. (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Ainda no mesmo dia, o evento promoveu uma palestra de assessoramento, na qual os professores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), André Meyer e Ana Célia Earp, e de Goiás (UFG), Alexandre Ferreira, apresentaram e debateram as grades curriculares do curso de dança em suas respectivas instituições. Segundo Alice, esses profissionais contribuíram “com o conhecimento e relato histórico de como foi a elaboração dos cursos de dança em cada uma dessas universidades, além de abordar questões normativas e de grade curricular”.

Documento
O Fórum foi encerrado na quinta (28), quando os participantes elaboraram um documento de fundamentação de futuras ações a serem realizadas pela Comissão Interinstitucional Estruturante do Projeto de Criação do Curso de Graduação em Dança.

Confira aqui a apresentação cultural promovida pelo grupo de capoeira Jireh durante o Fórum.