Fechar menu lateral

Fórum debate contexto da dança em Juiz de Fora

Alice Mayer: "Ocontexto da dança em Juiz de Fora, cria um cenário propício para planejar um curso de graduação em dança na UFJF" (Foto: Reprodução)

Alice Mayer: “O contexto dessa arte corporal em Juiz de Fora cria um cenário propício para planejar um curso de graduação em dança na UFJF” (Foto: Reprodução)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará na próxima quarta-feira (27) e quinta-feira (28) o “Fórum: Diálogos em Dança”. A iniciativa, promovida pelo Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) tem como propósito discutir o projeto de um curso de graduação em dança no campus.

Desde 2011, a Comissão da Constituição de Dança em Juiz de Fora tem levantado questões que refletem o contexto dessa arte corporal na cidade. Em 2012, a quarta edição do Festival Nacional de Dança fez abordagens que envolviam a organização política da dança. Segundo a coordenadora do evento, professora Alice Mayer, esse é o cenário propício para planejar um curso de graduação em dança na UFJF. “A criação do curso está no patamar do pensar a constituição de propostas para orientar essa graduação. Por isso, iremos promover esse evento de fundamentação de um novo curso.”

O Fórum apresentará duas mesas de debate, uma na categoria de levantamento de demandas e a outra voltada para assessoramento. Na primeira, diferentes setores de Juiz de Fora, que possuem relação direta com o ensino e que trabalham com dança, apresentarão seus relatos. Participarão do fórum entidades como a Prefeitura de Juiz de Fora, a Comissão de Dança do município e a Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Já a categoria de assessoramento contará com a participação de representantes de instituições públicas de Ensino Superior, como as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA), de Goiás (UFG) e de Viçosa (UFV), que criaram cursos especializados na arte da dança. Segundo Alice, “esses profissionais contribuirão com o conhecimento e relato histórico de como foi a elaboração dos cursos de dança em cada uma dessas universidades, além de abordar questões normativas e de grade curricular”.

No último dia do evento, será elaborado um documento de fundamentação dos futuros trabalhos da Comissão Interinstitucional Estruturante do Projeto de Criação do Curso de Graduação em Dança, cuja concepção caracteriza-se como um dos objetivos do evento. O encontro contará com apresentações culturais e com a exibição do documentário “Dançar”, que retrata vida e obra da professora Helenita Sá Earp, introdutora da dança nas universidades brasileiras em 1939.

O “Fórum: Diálogos em Dança” é destinado a artistas, produtores, professores, estudantes e demais envolvidos com a dança em Juiz de Fora. Não há procedimento de inscrição, no entanto, os participantes deverão se identificar durante o credenciamento. O evento será realizado nas dependências do ginásio Paulo Roberto Bassoli, na Faefid, nos dias 27 e 28 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Confira aqui a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3266/3281 (Faefid)