Fechar menu lateral

Diretor da Faculdade de Economia debate desenvolvimento econômico do Rio Doce em encontro com lideranças

Professor Lourival Batista ouviu demandas e debateu desenvolvimento econômico (Foto: Victor Dell’orto)

Na última terça-feira (5), a UFJF debateu com lideranças empresariais, rurais e de economia solidária do Vale do Rio Doce a possibilidade da elaboração de um levantamento socioeconômico da região, com o objetivo de debater propostas de intervenção para o desenvolvimento local. Participaram do encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) no município, o diretor da Faculdade de Economia, Lourival Batista, e o pró-reitor de extensão, Marcelo Dulci.

Segundo Batista, antes de realizar qualquer levantamento, é necessário ouvir as entidades para esclarecer quais são as principais demandas locais. “Precisamos desempenhar o papel de aprender a ouvir a comunidade e as lideranças. Viemos aqui hoje conhecer cada uma das entidades e suas perspectivas e necessidades.” Os professores da UFJF ouviram as demandas de órgãos como Fiemg, Agência de Desenvolvimento do Leste de Minas Gerais (Adeleste), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação de Agricultores Familiares dos Córregos Unidos e Distrito de Brejaubinha (ACUB), entre outros.

Outro ponto debatido foi a possibilidade de captação de recursos para projetos sociais que, segundo o docente, é prejudicada pela falta de conhecimento dos profissionais ao submeterem as propostas aos principais editais. Para auxiliá-los, Batista colocou à disposição o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) da UFJF e apresentou a missão, os valores e o fluxograma do órgão.

Encontro foi realizado na Fiemg e reuniu lideranças empresariais e rurais (Foto: Victor Dell’orto)

A dificuldade em captar recursos foi apontada pelo presidente da ACUB, Ronaldo Teixeira, como um dos principais empecilhos para o aprimoramento dos trabalhos. “Atualmente, nós temos conhecimento que existem recursos disponíveis, só não sabemos como fazer para obtê-los.”

Os benefícios dos projetos de extensão já desenvolvidos no campus foram abordados pelo professor Marcelo Dulci, que destacou que, além das 15 iniciativas já desenvolvidas na cidade, várias outras já estão em fase de institucionalização na Pró-reitoria de Extensão.

Sustentabilidade
Já na quarta-feira (6), encerrando a visita à cidade, os professores se reuniram com profissionais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Em pauta, temas como meio ambiente e a conservação dos recursos hídricos. No encontro, foi discutida a possibilidade da criação de ações extensionistas na área, bem como novas parcerias com a UFJF.

O comitê foi instalado em 2002 e através da participação de usuários, sociedade civil e administração pública tem por objetivo promover o debate das questões relacionadas à água, arbitrar em primeira instância os conflitos e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)