Valadares: Workshop ensina população idosa a cuidar da pele

Workshop será realizado em Governador Valadares neste sábado (Foto: Reprodução da internet)

A população idosa no Brasil irá quase que quadruplicar até 2060. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros idosos passarão dos 14,9 milhões atuais (7,4% do total da população) para 58,4 milhões (26,7%). Esses números mostram a importância da preocupação com a qualidade de vida na terceira idade. Com esse objetivo, o projeto de extensão “Atenção Preventiva e Educativa dos Idosos”, realizado no campus avançado de Governador Valadares, promoverá neste sábado (9) o workshop “Cuidados com a Pele”.

Segundo o coordenador do workshop, professor Stêfany Assis, é necessário ter atenção a essa parcela da sociedade. “Os indivíduos, em um modo geral, estão envelhecendo. Nós conseguimos ampliar a expectativa de vida do brasileiro, agora é preciso aumentar a qualidade de vida dessas pessoas.”

A realização do workshop surgiu da necessidade de introduzir mais dinâmica ao trabalho que eles realizam. O projeto atua principalmente com palestras, que são mais expositivas. Desta vez, a ação será focada na prática. “Uma das coisas que procuramos é que eles conheçam as estruturas da pele que tanto falamos nas apresentações.”

O workshop tem intuito de alertar sobre a necessidade dos idosos terem cuidado com a pele. “Pensamos em uma atividade que pudesse envolver os idosos e confrontá-los com a importância da hidratação da pele, não somente pela estética, mas para evitar o aparecimento de lesões.” O evento será realizado neste sábado (9) nas instalações do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc Minas), localizado na Avenida Veneza, 877, Grã Duquesa. Serão atendidos cerca de 80 idosos. Os interessados em participar devem entrar em contato com os organizadores pelo telefone (33) 3271-5653.

Iniciativa
O projeto “Atenção Preventiva e Educativa dos Idosos” é composto por uma equipe multidisciplinar de professores da área da saúde. Os idosos recebem orientações preventivas acerca dos cuidados com a musculatura e a pele, do uso adequado de plantas medicinais e de temas odontológicos.

Confira abaixo a programação completa:

13:00 Recepção dos idosos
13:15 Cine Lesões: vídeos educativos relacionados à pele e a fotoproteção
13:45 Visita aos Estandes: visão macro e microscópica da pele, teste de formulações medicamentosas de uso
tópico, teste de formulações cosméticas de uso tópico; medida de pressão arterial e glicemia
15:15 Coffee Break cultural: participação de alunos, cantado e tocando temas da Jovem-Guarda e Roberto Carlos e
música sertaneja de raiz
16:30 Roda de conversa: bate-papo e espaço para dúvidas, com presença de professores, profissionais e
estudantes da área de saúde
17:00 Encerramento