Equipe da UFJF participa de audiência pública sobre plano diretor de Matias Barbosa

Professor Fábio Lima com alunos da UFJF durante a elaboração do plano diretor (Foto: UrbanismoMG)

A equipe do programa de extensão “UrbanismoMG”, coordenado pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Fábio Lima, participará nesta sexta-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Matias Barbosa da primeira audiência pública sobre o Plano Diretor da cidade. Segundo Lima, o plano será elaborado com o objetivo de “auxiliar na formulação de leis para a implantação de políticas públicas no desenvolvimento da ocupação urbana do território”.

O plano municipal teve início a partir da Conferência das Cidades, realizada em maio deste ano em Juiz de Fora, e foi elaborado por professores, profissionais e estudantes da UFJF, além de membros da Prefeitura de Matias Barbosa e da comunidade do município. A partir do encontro, foi elaborado um diagnóstico, nos quais foram levantados dados sobre dimensões físico-espacial, sociocultural, econômica e ambiental.

Alunos da UFJF estiveram no município para levantar dados para o plano diretor (Foto: UrbanismoMG)

Segundo o docente, a sociedade civil é protagonista nesse processo, pois através dela haverá conservação dos bens naturais e culturais. “No momento em que envolvemos as comunidades, elas tornam-se peças fundamentais das propostas de planejamento. A sociedade também colabora para pensar o desenvolvimento presente, reverter problemas e possibilitar a permanência da identidade cultural.”

A audiência pública desta sexta contará com a participação da população, para que sejam levantadas opiniões e soluções para as demandas da comunidade. Os interessados em participar devem se inscrever até 30 minutos antes do início da audiência. Cada inscrito tem direito a um pronunciamento de até cinco minutos referente ao tema em discussão.

Outras informações: (32) 2102-3403 (Núcleo UrbanismoMG)