Fechar menu lateral

Índios Pataxó conhecem a UFJF e participam de reuniões na região

Os índios Txuhuramã Pataxó e Yasanã Pataxó conheceram a UFJF na última terça (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Os índios Txuhuramã Pataxó e Yasanã Pataxó conheceram a UFJF na última terça (Foto: Willian Oliveira/Proex)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu na última terça-feira (15) a visita de índios Pataxós, que vieram de Porto Seguro (BA), para participar de reuniões e visitas na Zona da Mata Mineira e difundirem um pouco de sua cultura. Acompanhados pelo coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop/UFJF), professor Petrônio Barros, os indígenas conheceram diferentes setores da instituição, como a Intecoop, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), a Comissão Permanente de Seleção (Copese), a Pró-reitoria de Extensão (Proex), além da reitoria.

Ao todo, cinco índios coroa vermelha participam das atividades na região. Além dos encontros na Universidade, o grupo já esteve na Escola Dom Justino, no distrito de Torreões, onde se apresentou para 270 crianças, na granja Recanto do Alpino, na qual foram recepcionados pela comunidade do distrito, e no Entreposto Tenda de Minas Solidária, onde conversaram com um grupo de artesãos assistidos pela Intecoop.

Ainda esta semana, os indígenas participarão de uma apresentação na Escola Municipal Padre Caetano, no bairro Monte Verde, da filmagem para divulgação do I Encontro de Capacitação do Curso de Aperfeiçoamento em Culturas e História dos Povos Indígenas, de uma reunião com lideranças políticas em Santa Bárbara do Monte Verde e da Festa de Nossa Senhora da Penha em Torreões.

Artesanato

Artigos artesanais despertaram a atenção das pessoas que passavam pela Proex (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Artigos artesanais despertaram a atenção das pessoas que passavam pela Proex (Foto: Willian Oliveira/Proex)

O grupo também veio a Juiz de Fora para apresentar seu trabalho artesanal, composto de colares, brincos, cocares, pulseiras, pentes a apitos. Os artigos também estão à venda e podem ser adquiridos até esta sexta-feira (18), das 8h às 18h, no Entreposto Tenda de Minas Solidária, localizado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, e no Museu do Crédito Real.

Veja a galeria de fotos da visita e o vídeo de apresentação musical

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop/UFJF)

Confira a programação: 

17/10/2013 – Quinta-Feira
14 h – Apresentação na Escola Municipal Padre Caetano em Monte Verde – Juiz de Fora/MG

18/10/2013 – Sexta-Feira
8h  – Filmagem para divulgação no I Encontro de Capacitação do Curso de Aperfeiçoamento em Culturas e História dos Povos Indígenas (UFJF – ensino a distância)

19/10/2013 – Sábado
10 h – Encontro com lideranças políticas de Santa Bárbara do Monte Verde/MG
14 h – Apresentação na cidade de Santa Bárbara do Monte Verde/MG

20/10/2013 – Domingo
10 h – Apresentação na Festa de Nossa Senhora da Penha – Distrito de Torreões – Juiz de Fora/MG