Simpósio de Fisioterapia interagiu comunidade acadêmica dos campi de JF e GV

dfNo último dia 07, o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares sediou o I Simpósio de Fisioterapia (SIMPOFISIO-GV). O encontro abordou o histórico do curso de Fisioterapia da UFJF, que ao longo de 20 anos passou por modificações, assim como a prática e as perspectivas do curso. O evento reuniu professores dos dois campi, alunos e profissionais da área.

Para o coordenador do evento, professor Peterson Andrade, o Simpósio contribuiu para o conhecimento do curso de fisioterapia e para o planejamento de ensino, pesquisa e extensão, com objetivo de alcançar a formação acadêmica integral. “Outro ponto positivo foi a integração dos cursos de Juiz de Fora e Governador Valadares. Para isso, contamos com a presença da professora Rosa Carvalho, do campus de Juiz de Fora.”

Evento reuniu professores, alunos e profissionais de fisioterapia em Governador Valadares (Foto: Danielle Teles)

Com o propósito de abordar entre os alunos questões sobre a fisioterapia, o SIMPOFISIO discutiu temas da área relativos ao município de Governador Valadares e região, como as possibilidades de atuação do fisioterapeuta, a perspectiva na saúde do trabalhador, a fisioterapeuta na UTI Neonatal e o uso da acupuntura como recurso terapêutico.

O encontro reuniu cerca de 50 participantes, que debateram sobre o potencial mercado de trabalho e as oportunidades em campos de atuação que ainda não são tão explorados pelos fisioterapeutas. Para a professora do departamento de Medicina, Danielle Teles, “além de motivar os alunos para o curso de fisioterapia, o evento também celebrou o dia do fisioterapeuta, comemorado no dia 13”.