Projeto proporciona o ensino de técnicas de judô a crianças no Colégio João XXIII

A bolsista Renata (ao centro) com os alunos do projeto (Foto: Vívia Lima/Proex)

A bolsista Renata com os alunos do projeto durante o intervalo da aula (Foto: Vívia Lima/Proex)

Com o objetivo de atender os alunos do Colégio de Aplicação João XXIII e crianças da comunidade, a fim de melhorar a formação cultural e educacional deles, foi criado o projeto “Perspectivas Metodológicas para o ensino do judô na escola”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física do colégio. As aulas são ministradas pela bolsista do sexto período do curso de Educação Física da UFJF, Renata Andrade, e orientadas pela professora e coordenadora do projeto, Janaína Sanches.

Segundo a docente, a escolha dessa arte marcial deu-se pelo fato de o esporte ter se tornado mais popular. No entanto, Janaína afirma que o acesso à prática da modalidade é restrito, pois trata-se de uma atividade que não é coletiva e requer espaços e roupas adequadas. “Devido às características do João XXIII, optamos por ofertar essa modalidade esportiva aos alunos e à comunidade de forma geral. O judô representa mais uma alternativa de prática esportiva aos alunos, já que o colégio oferece outras modalidades, como handebol, voleibol e ginástica artística.” Para o aluno do colégio João XXIII e participante do projeto, Bernardo Rossi, as aulas são ótimas. “Gosto bastante do esporte. Agora se que, se precisar, posso me defender com o judô”, conta o estudante, de 9 anos.

Experiência

Estudantes aprendem as técnicas do judô com a orientação de professores e bolsistas (Foto: Vívia Lima/Proex0

A iniciativa ainda contribui para que os graduandos de Educação Física da UFJF pratiquem o processo de formação acadêmico-profissional para atuarem como professores no esporte. “É a primeira vez que assumi uma turma para dar aula. Depois de formada, terei a possibilidade de continuar trabalhando com o esporte. A participação como bolsista do projeto me tornará uma profissional melhor e com experiência na área”, aponta a bolsista Renata, que antes de ingressar na Universidade foi assistida pelo projeto durante os cinco anos em que estudou no João XXIII. Por gostar da iniciativa, Renata, ao iniciar sua graduação, integrou o projeto como voluntária e, logo em seguida, assumiu como bolsista.

Atividades
São oferecidas duas aulas semanais aos participantes do projeto nas terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h no Colégio de Aplicação João XXIII.  Atualmente, a iniciativa extensionista atende 20 alunos com idade entre 7 e 12 anos.

Projeto de Judô

Outras informações: (32) 3229-7610 (Departamento de Educação Física/João XXIII)