Fechar menu lateral

Alunos do Programa Boa Vizinhança receberam diplomas no último sábado (5)

Alunos do Programa Boa Vizinhança receberam o certificado de conclusão do curso básico de língua estrangeira (Foto: Arquivo pessoal)

Alunos do Programa Boa Vizinhança receberam o certificado de conclusão do curso básico de língua estrangeira (Foto: Arquivo pessoal)

No último sábado (5), nove alunos do Programa Boa Vizinhança receberam seus certificados de conclusão do curso básico de língua estrangeira, dos quais seis são da turma de inglês e três do curso de espanhol. Criado pela Faculdade de Letras da UFJF, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), o programa tem como principal objetivo oferecer estudos de língua estrangeira à comunidade externa.

Para a coordenadora do curso de inglês, professora Marta Cristina da Silva, o Boa Vizinhança é um estimulo para aqueles que querem aprender. “Os alunos que se formaram saem agora com um nível de conhecimento elementar bem consolidado da língua estrangeira e com a vontade de dar sequência aos estudos.” Segundo a docente, já houve alguns casos em que o curso de línguas do Programa Boa Vizinhança motivou os estudantes a prestarem o vestibular para o curso de Letras. “O programa também tem impacto social nas pessoas e muitas se sentem tão motivadas que buscam algo a mais para complementar o aprendizado.”

O bolsista e professor da turma de língua inglesa, Allan Cordeiro, que acompanhou os recém-formados durante os três módulos do curso ressalta que, apesar das mudanças no cronograma devido à greve, a turma conseguiu alcançar bom aproveitamento. “Os alunos estão num nível de conhecimento básico de noções do inglês para a comunicação. Isso é excelente.”

O bolsista e professor da turma de língua inglesa, Allan Cordeiro entrega o certificado para o aluno Eduardo de Oliveira

O bolsista e professor da turma de língua inglesa, Allan Cordeiro, entrega o certificado para o aluno Eduardo de Oliveira (Foto: Arquivo pessoal)

Para Cordeiro, a maior contribuição do programa é a retomada das atividades acadêmicas, não somente para os alunos, mas também para os professores, que são bolsistas do curso de Letras. Ele conta que adquiriu experiência como docente ao ministrar as aulas do curso de inglês. “É uma troca de saberes dentro da sala de aula, tanto para alunos, quanto para professores.”

Resultados
O comerciante Eduardo de Oliveira foi um dos alunos com melhor desempenho durante os três módulos do curso. Devido ao bom desempenho, ele foi contemplado com uma bolsa integral em um curso particular para dar continuidade aos estudos do idioma. “O Boa Vizinhança abriu uma oportunidade na minha vida, que foi voltar aos estudos, aprender um novo conteúdo e fazer amigos.”