Fechar menu lateral

I Simpósio de Fisioterapia debate realidade e perspectivas da área em Governador Valadares

Simpósio de FisioterapiaO campus avançado da UFJF em Governador Valadares sedia na próxima segunda-feira (07) o I Simpósio de Fisioterapia (SIMPOFISIO-GV). O evento terá como tema “Fisioterapia em Juiz de Fora e Governador Valadares: Histórias, realidade e perspectivas”. O simpósio é destinado a docentes, estudantes e profissionais de Fisioterapia e áreas afins.

Segundo o professor do Departamento de Medicina e coordenador do evento, Peterson Andrade, o simpósio tem por objetivo fomentar a integração dos cursos de Fisioterapia da UFJF. “Pretendemos discutir as principais perspectivas na área, divulgar a evolução científica no cenário nacional e internacional e ainda atualizar os profissionais.”

Andrade ainda destaca que promover o conhecimento é o principal objetivo do encontro. “O Simpósio tem como foco a promoção do conhecimento político e técnico-científico relacionado à Fisioterapia e às Ciências da Saúde.” Assuntos como a história, a realidade e as perspectivas relacionadas à atuação do fisioterapeuta serão debatidos durante a programação.

O encontro é aberto a todo o público e será realizado no campus avançado da UFJF, localizado na Avenida Raimundo Monteiro Rezende, 330, Centro. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento na sala 217 do campus. A taxa para participação é de R$ 10.

Outras informações: peterson.andrade@ufjf.edu.br

Confira abaixo a programação completa:

8h – Abertura – Professores Peterson Andrade (representante da comissão organizadora) e Rosa Carvalho (representante da Faculdade de Fisioterapia)
8h45 – 20 anos do curso de Fisioterapia da UFJF: História, ações e perspectivas Profª Rosa Maria de Carvalho
9h40 – A fisioterapia no município de Governador Valadares – Prof. Sérgio Monteiro
10h35 – Possibilidades de atuação do fisioterapeuta – Prof.ª Érika Guerrieri Barbosa
Mesa redonda até 12h – Moderadora: Prof.ª Danielle Teles da Cruz
13h30 – Perspectivas na Saúde do Trabalhador – Prof. Germano Luís Rocha Machado
14h25 – A atuação do fisioterapeuta na UTI Neonatal – Profa. Érica Cesário Defilipo
15h20 – O uso da acupuntura como recurso terapêutico pelo fisioterapeuta – Prof. Fabrício S. A. Silveira
Mesa redonda até 16h45 – Moderadora: Prof.ª Katy Andrade