I Exposição de Fotografias da Primavera 2013 é realizada em Juiz de Fora

A exposição pode ser conferida até sabado (21), no horário de 8h às 18h no CCBM (Foto: Vívia Lima/Proex)

A exposição pode ser conferida até sábado (21), das 8h às 18h no CCBM (Foto: Vívia Lima/Proex)

A cidade de Juiz de Fora recebe até este sábado (21), no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), a I Exposição de Fotografias de Flores e Plantas Brasileiras. A mostra, coordenada pela artesã Regina Domingues, retrata uma visão singular das flores. “As fotos foram escolhidas de um modo aleatório. Tentei apresentar um lado romântico das flores.” Regina também é fotógrafa amadora e trabalha com tapeçaria e bordados na Tenda de Minas Solidária. O trabalho faz parte do projeto social de economia solidária do Governo Federal, apoiada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF).

O gosto pela fotografia surgiu quando, ainda pequena, a artesã morava em Mato Grosso. “Foi lá que comecei a testar o ato de fotografar”, conta. A exposição foi idealizada há dois anos a partir de uma viagem de Regina a São José dos Campos. A partir daí, a artista não parou mais. Segundo a profissional, a iniciativa surgiu do gosto pela Primavera e pelas flores. “Na minha opinião, gostar de flor é uma carga genética. Minha mãe amava flores. Apresentei a ideia à coordenadora do projeto de economia solidária, que logo aceitou a proposta.”

Regina Domingues: “As fotos foram escolhidas de um modo aleatório. Tentei apresentar um lado romântico das flores” (Foto: Vívia Lima/Proex)

As fotos de plantas e flores foram feitas a partir de uma câmera compacta. As imagens foram captadas em ambientes naturais e sem a utilização de edição nas imagens. Elas estão em molduras feitas pela própria artesã, com papel de revista e betume, que é um derivado do petróleo. No total, 30 imagens, fotografadas em São José dos Campos (SP), Penedo (RJ), Petrópolis(RJ), Itaipava (RJ), Três Rios (RJ) e Juiz de Fora(MG), fazem parte da exposição, que pode ser conferida de 8h as 18h no CCBM. As fotos estão à venda e poderão ser retiradas no último dia de exposição, sábado (21).