Academia ao ar livre da UFJF estimula atividade física e combate sedentarismo

1

Comunidade realiza exercícios físicos em Academia ao Ar Livre da UFJF (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Toda terça e quinta, o casal Agnaldo Geraldi, 74 anos, e Elisa Geraldi, 75 anos, vão até o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com intuito de melhorar a condição física e, consequentemente, a qualidade de vida. “Aqui é mais longe para nós, mas mesmo assim fazemos questão de vir para o campus, pois faz bem para a nossa saúde”, conta Elisa. O casal integra as atividades do projeto de extensão “Academia ao Ar Livre”, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), com apoio da Unimed Juiz de Fora.

A ação, coordenada pelo professor Jeferson Vianna, oferece à comunidade orientações sobre o uso correto dos equipamentos da academia ao ar livre da UFJF. Segundo Vianna, o objetivo é otimizar o uso dos aparelhos. “Ensinamos aos usuários a forma certa para realizar os exercícios físicos, com informações sobre o número de repetições necessárias e a serventia de cada um dos aparelhos.”

O casal Agnaldo e Elisa vai ao campus todas terças e quintas para praticar atividades físicas (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Agnaldo Geraldi começou a praticar atividade física há um ano, pois teve que perder 12 quilos e precisava adquirir massa muscular. O usuário afirma que após esse tempo já obteve resultados significativos. “Tive uma melhora muito grande. Sinto menos cansaço e a parte muscular mais fortificada. Foi muito importante para nós participarmos da iniciativa.” Sua esposa também reconhece o progresso. “Eu sentia cansaço e mal-estar, mas agora me tornei ativa e ele também”, conta Elisa.

A personal trainer Liliane Aranda, que atua junto à coordenação do projeto, exalta a relevância da ação tanto para o corpo como para a mente. Segundo ela, o projeto oferece uma melhora cardiovascular e aumenta a resistência muscular, além de promover a socialização dos participantes através das atividades em grupo. “O exercício físico em qualquer espaço já é benéfico para o ser humano, principalmente, ao ar livre e com essa beleza natural que temos na UFJF.” Além das atividades físicas, a iniciativa também disponibiliza aos participantes avaliações médicas periódicas.

Procura

Agnaldo passou a participar do projeto após perder 12 Kg (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Agnaldo passou a participar do projeto após perder 12 Kg e precisar ganhar massa muscular (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Segundo Liliane, a maior parte dos interessados procura o projeto para sair do sedentarismo. “São pessoas com idade mais avançada que não têm o costume de realizar atividades no dia a dia. Os nossos aparelhos são de baixa resistência e com pouco peso. Dessa forma, o indivíduo precisa fazer pouco esforço para executar a tarefa”, conta. No entanto, o uso incorreto dos mesmos pode ser prejudicial à saúde. Por isso, as atividades são realizadas com acompanhamento de estudantes do curso de Educação Física da UFJF.

Segundo o estudante Pablício Nogueira, bolsista do projeto, esse acompanhamento é fundamental, já que os participantes não tiveram anteriormente a oportunidade de frequentarem uma academia e encontram dificuldades para realizar os exercícios. Os usuários que pretendem avançar mais no treino também podem receber orientações individuais. “Nós passamos sequências de exercícios mais específica para atender a demanda de cada um. Mas a própria disposição dos aparelhos já gera rodízio entre eles”, diz o bolsista.

Podem participar da iniciativa, indivíduos com idade superior a 16 anos e que não possuam contra-indicação clínica para a realização de exercícios físicos. Por mês, cerca de 200 pessoas são assistidas pelo projeto.

Capacitação

Profissionais e estudantes orientam comunidade acerca do uso correto dos aparelhos (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Além de beneficiar os usuários, a iniciativa também prepara os bolsistas para atuarem profissionalmente no futuro. Nogueira vê no projeto a possibilidade de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. “É uma área de atuação que eu gosto. Aqui, posso aplicar na prática parte do que aprendi na faculdade.” Para o professor Jeferson Vianna atuar na “Academia ao Ar Livre” é uma experiência única para os estudantes do curso de Educação Física. “Essa convivência com a população em geral contribui positivamente na orientação e formação profissional deles.”

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid/UFJF)