Colégio João XXIII promove mostra cultural e colóquio Arte em Trânsito

Arte-logoCom o objetivo de promover a aproximação entre os contextos de trabalhos e pesquisas em Artes, o projeto de extensão Arte em Trânsito realiza sua terceira mostra cultural. Neste semestre, o evento será realizado entre os dias 21 de outubro e 08 de novembro. Já o III Colóquio Arte em Trânsito será promovido entre os dias 22 e 24 de outubro. Ambas as atividades serão realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Renata Oliveira, o Colóquio é um espaço para o conhecimento e, nesta edição, contará com palestras ministradas pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Andréa Penteado, pelo doutorando em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Gilton Monteiro, e pela professora do Instituto de Artes e Design da UFJF, Adriana Gomes. O evento também contará com mesas redondas para apresentação de relatos de experiências e comunicações orais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.arteemtransito.com.br até o dia 15 de setembro, para aqueles que quiserem submeter trabalhos, e até 18 de outubro para ouvintes. Segundo Renata, o Colóquio é uma oportunidade para os professores “saírem do exercício diário da sala de aula e refletirem sobre a possibilidade de ampliar os horizontes de atuação”.

Cultura

Trabalhos dos alunos do João XXIII foram expostos na edição 2012 do evento (Foto: Divulgação)

Já a Mostra é um espaço para exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Colégio João XXIII nas aulas de Artes. “O espaço é, ao mesmo tempo, uma rede de diálogo com professores da disciplina de outras instituições que visitam o Colégio durante a Mostra e um espaço de formação cultural para os alunos”, explica Renata.

Iniciativa
O projeto de extensão “Arte em Trânsito” foi criado em 2011. Além de Renata, os docentes Nelson Faria e Andrea Senra integram a equipe. Segundo a coordenadora, “o princípio que move o projeto é fazer transitar a reflexão e a produção nos territórios da arte, envolvendo não somente alunos, pais e funcionários, mas também professores de outras instituições, pesquisadores, artistas e universitários”.

Outras informações: arteemtransitoj23@gmail.com