Deputado Chico Alencar debate manifestações e reforma política nesta quinta (15) na UFJF

Manifestação realizada em junho ocupou as principais vias de Juiz de Fora (Foto: Evandro Medeiros)

Com o objetivo de debater os protestos que ocorreram no Brasil em junho e que ainda fazem parte do cotidiano do país, o programa Escola de Governo e Cidadania (EGC) da Pró-reitoria de Extensão promove nesta quinta-feira (15) às 19h no Anfiteatro de Estudos Sociais debate com a presença do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

Para a coordenadora técnica da EGC e professora do departamento de Ciências Sociais, Marta Mendes, a presença do deputado proporcionará múltiplas tentativas de compreensão dos significados das manifestações, devido sua trajetória política junto aos movimentos sociais e às militâncias, além da sua representação dentro do Congresso Nacional e de sua formação acadêmica. “Na medida em que as manifestações dão abertura para mudanças na qualidade de vida e torna possível a proposta de realizar algum plebiscito, ouvir um membro do Congresso é fundamental”, ressalta Marta.

Chico Alencar é formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da disciplina nos ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas do Rio de Janeiro e um dos principais líderes do movimento das Associações de Moradores do Rio de Janeiro nos anos 80. Atualmente, é deputado federal pelo terceiro mandato consecutivo. É também membro da Comissão de Direitos Humanos e do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Deputado Chico Alencar debaterá manifestações populares e reforma política (Foto: Divulgação)

Além de discutir as manifestações, o evento busca estimular o debate sobre as perspectivas para a realização de uma reforma política no país. “As discussões sobre as manifestações, por enquanto, estão mais evidentes entre as elites e dentro do Congresso Nacional”, aponta Marta. Segundo a docente, por existir um movimento da sociedade civil que tenta se organizar, influenciar e participar desse debate, o deputado irá contribuir a partir da perspectiva política e também como alguém que tem relação com os movimentos sociais.

O evento é direcionado à comunidade acadêmica e às lideranças de Juiz de Fora e região. As vagas são limitadas. Os interessados em participar devem efetuar sua inscrição por meio de formulário eletrônico disponível no site da UFJF.

Serviço:
Palestra sobre manifestações e reforma política
Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ)
Dia: 15/08 (quinta-feira)
Local: Anfiteatro de Estudos Sociais/UFJF