Fechar menu lateral

Programa de extensão lança cartilha sobre patrimônio cultural

Cartilha será lançada neste sábado (Foto: Reprodução)

Cartilha será lançada neste sábado (Foto: Reprodução)

O programa de extensão Urbanismo Minas Gerais lançará neste sábado (10) durante a Conferência Municipal de Matias Barbosa, a Cartilha do Patrimônio Cultural 2013. A publicação foi organizada pelo coordenador da iniciativa da UFJF, professor Fábio Lima. Segundo o docente, o encontro será uma oportunidade para a sociedade discutir sobre um dos trabalhos atuais de seu grupo de extensão e pesquisa, a elaboração de um plano diretor para Matias Barbosa.

A cartilha é resultado das Jornadas de Planejamento Municipal, realizadas nas cidades de Chácara, Matias Barbosa e Pequeri. O trabalho foi realizado em 2012 pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismomg e tem como objetivo proteger a memória e o patrimônio cultural dos municípios. “Além disso, as Jornadas buscaram capacitar professores e alunos das escolas municipais e estaduais. Eles puderam compreender que a preservação do patrimônio cultural é responsabilidade de todos”, ressalta Lima.

Evento

Segundo Lima, evento será uma oportunidade para debater o plano diretor da cidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo Lima, evento será uma oportunidade para debater o plano diretor da cidade (Foto: Arquivo Pessoal)

A segunda edição da Conferência Municipal e a primeira Conferência Intermunicipal de Cultura serão realizadas neste sábado (10) Com o tema “Uma política de Estado para Cultura: Desafio do Sistema Municipal de Cultura”, o evento contará com diferentes atividades, como palestras, elaborações de propostas, eleições de Delegados para Conferência Estadual e apresentação cultural.

As ações serão realizadas das 8h às 16h, na Escola Municipal Lucy de Castro Cabral, localizada na rua Joaquim Murtinho, nº 60, Centro. Os interessados em participar podem se inscrever pelo telefone (32) 3273-3084 ou comparecerem no dia do evento. A entrada é gratuita.

Confira abaixo a programação:

8h – Recepção, credenciamento
9h – Abertura Conferência
9h30 – Leitura e apresentação do Regimento Interno
10h – Palestra: “Desafios do Sistema Nacional de Cultura”
11h – Formação de grupos – Eixos temáticos
11h30 – Intervalo para o almoço
13h – Plenária Temática – debates, discussões, elaborações das propostas.
14h30 – Apresentação e aprovação das propostas
15h30 – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual
16h – Apresentação Cultural
Encerramento
Coffee Break

Outras informações:
(32) 2102-3403 – Núcleo de Pesquisa Urbanismo em Minas Gerais