Fechar menu lateral

Palestra “Controle Aplicado à Engenharia” será realizada no dia 15 de agosto

controle aplicado a engenharia - palestra cartazCom o objetivo de despertar o interesse dos alunos dos cursos de Engenharia, em especial Elétrica, Mecânica e Mecatrônica e aprimorar o conhecimento dos profissionais da área, será realizada, no dia 15 de agosto, às 16 horas, a palestra “Controle Aplicado à Engenharia” no Anfiteatro 1 da Faculdade de Engenharia da UFJF. O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.

Coordenada pelo professor do Departamento de Energia Elétrica da UFJF, André Ferreira, a palestra abordará uma introdução sobre controle moderno, modelagem, simulação e resultados experimentais de algumas técnicas de controle aplicado à Engenharia. O controle automático é importante em sistemas de veículos espaciais, sistemas robóticos, modernos sistemas de manufatura, entre outras operações industriais. Segundo o coordenador, esse componente é essencial em qualquer campo da engenharia. “É desejável que a maioria dos engenheiros e cientistas esteja familiarizada com a teoria e prática do controle automático.”

A palestra será ministrada pelo docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vinícius Montagner.  Segundo Ferreira, o professor Montagner ministra a disciplina controle aplicado à engenharia na UFSM e atualmente desenvolve pesquisas em cooperação com o Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência da UFJF (NAEP), aplicando controle a conversores eletrônicos de potência. “A palestra foi sugestão dos alunos do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial. Será uma excelente oportunidade para consolidar cooperação e transferência de conhecimentos.”