Estão abertas as inscrições para seminário sobre produtos bioativos

Uso de plantas como medicamento será debatido em seminário (Reprodução da internet)

Plantas popularmente conhecidas pela sociedade como babosa, salgueiro, cáscara sagrada, hortelã, guaco, entre outras, têm conquistado espaço no campo de pesquisas científicas pelo seu aspecto fitoterápico. O uso recorrente de plantas com finalidade medicinal para o tratamento de doenças é o assunto em destaque do seminário “Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Bioativos”, coordenado pela professora da Faculdade de Farmácia da UFJF, Maria da Penha do Amaral.

O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto no auditório da Faculdade de Odontologia da UFJF. O evento é aberto a todo público. Os interessados devem se inscrever pelo site www.ufjf.br/seminarioppgcf. A taxa de inscrição é de R$ 70 para estudantes e R$ 100 para profissionais.

Durante os três dias, serão realizadas palestras com temas como “Cultivo, Preparo e Armazenagem de Plantas Medicinais”, “Controle de Qualidade de Fitoterápicos” e “Quimioproteção e Fotoprevenção” e com a participação de professores e pesquisadores de outras instituições, como da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e da Universidade de São Paulo (USP). “Essa oportunidade de interação com professores e pesquisadores é fundamental para a contribuição dos diversos conhecimentos no que diz respeito à indústria farmacêutica e cultivo de plantas medicinais”, ressalta Maria da Penha.

Segundo Maria da Penha, encontro permitirá a interação entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área (Foto: Arquivo/Secom)

O seminário busca estabelecer uma linha de comunicação entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina, Veterinária e Agronomia, indústrias farmacêuticas e fundações de apoio à pesquisa de produtos bioativos. Organizado pela Faculdade de Farmácia e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, o evento tem a finalidade de atualizar e aperfeiçoar a produção científica, bem como permitir a troca de experiência entre profissionais.

Confira aqui a programação completa.

Outras informações: (32) 2102 -3802 (Faculdade de Farmácia)
www.ufjf.br/seminarioppgcf