Plantas popularmente conhecidas pela sociedade como babosa, salgueiro, cáscara sagrada, hortelã, guaco, entre outras, têm conquistado espaço no campo de pesquisas científicas pelo seu aspecto fitoterápico. O uso recorrente de plantas com finalidade medicinal para o tratamento de doenças é o assunto em destaque do seminário “Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Bioativos”, coordenado pela professora da Faculdade de Farmácia da UFJF, Maria da Penha do Amaral.
O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto no auditório da Faculdade de Odontologia da UFJF. O evento é aberto a todo público. Os interessados devem se inscrever pelo site www.ufjf.br/seminarioppgcf. A taxa de inscrição é de R$ 70 para estudantes e R$ 100 para profissionais.
Durante os três dias, serão realizadas palestras com temas como “Cultivo, Preparo e Armazenagem de Plantas Medicinais”, “Controle de Qualidade de Fitoterápicos” e “Quimioproteção e Fotoprevenção” e com a participação de professores e pesquisadores de outras instituições, como da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e da Universidade de São Paulo (USP). “Essa oportunidade de interação com professores e pesquisadores é fundamental para a contribuição dos diversos conhecimentos no que diz respeito à indústria farmacêutica e cultivo de plantas medicinais”, ressalta Maria da Penha.
O seminário busca estabelecer uma linha de comunicação entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina, Veterinária e Agronomia, indústrias farmacêuticas e fundações de apoio à pesquisa de produtos bioativos. Organizado pela Faculdade de Farmácia e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, o evento tem a finalidade de atualizar e aperfeiçoar a produção científica, bem como permitir a troca de experiência entre profissionais.
Confira aqui a programação completa.
Outras informações: (32) 2102 -3802 (Faculdade de Farmácia)
www.ufjf.br/seminarioppgcf